Caderno 04 Educação Complementar








CADERNO

04

EDUCAÇÃO

COMPLEMENTAR




    


























Projeto Brincando e Aprendendo no Arraiá

Justificativa:
No mês de junho começa as comemorações das Festas Juninas. Vender convites, ensaiar a quadrilha e danças típicas, enfeitar a escola... Chega o dia da festa e pronto!O que fica disso para as crianças Qual o significado dos festejos juninos? A festa junina é uma excelente oportunidade de engajar diversas atividades interdisciplinares e ampliar o universo lingüístico, pois se constitui uma temática rica onde podem ser explorados diversos tipos de linguagens, resgate de brincadeiras, culinária típica e outros!A escola tem um papel importante na valorização das tradições, portanto este projeto integrará a comunidade escolar e ocorrerá durante todo mês de junho. 

Objetivo geral:
Propiciar aos educandos a ampliação de seus conhecimentos através de atividades diversificadas brincadeiras, pesquisas e apresentações características destes festejos que fazem parte do folclore brasileiro, ressaltando seus aspectos popular, social e cultural.

Objetivos específicos:
·         Conhecer a origem e as características da festa junina
·         Estimular a socialização incentivando o trabalho em grupo
·         Valorizar a tradição das festas juninas
·         Socializar com a comunidade escolar e familiar
·         Incentivar o gosto pela culinária junina

Metodologia:
ü  Ensaio de dança
ü  Confecção de balão e bandeiras
ü  Cantar e dançar canções de festa junina
ü  Brincar de desfile
ü  Simular casamento caipira
ü  Socialização do tema e do conhecimento que cada criança possui sobre ele
ü  Degustação de pratos típicos
ü  Confecção de decoração
ü  Desenho
ü  Recorte
ü  Colagem
ü  Pintura
ü  Cartazes
ü  Cruzadinhas
ü  Caça-palavras
ü  Músicas
ü  Dramatizações
ü  Confecção de mural
ü  Brincadeira

Jogos Cooperativos para o mês de julho

Justificativa:
No mês de junho começa as comemorações das Festas Juninas. Vender convites, ensaiar a quadrilha e danças típicas, enfeitar a escola... Chega o dia da festa e pronto!O que fica disso para as crianças Qual o significado dos festejos juninos? A festa junina é uma excelente oportunidade de engajar diversas atividades interdisciplinares e ampliar o universo lingüístico, pois se constitui uma temática rica onde podem ser explorados diversos tipos de linguagens, resgate de brincadeiras, culinária típica e outros!A escola tem um papel importante na valorização das tradições, portanto este projeto integrará a comunidade escolar e ocorrerá durante todo mês de junho. 

Objetivo geral:
Propiciar aos educandos a ampliação de seus conhecimentos através de atividades diversificadas brincadeiras, pesquisas e apresentações características destes festejos que fazem parte do folclore brasileiro, ressaltando seus aspectos popular, social e cultural.

Objetivos específicos:
·         Conhecer a origem e as características da festa junina
·         Estimular a socialização incentivando o trabalho em grupo
·         Valorizar a tradição das festas juninas
·         Socializar com a comunidade escolar e familiar
·         Incentivar o gosto pela culinária junina

Metodologia:
ü  Ensaio de dança
ü  Confecção de balão e bandeiras
ü  Cantar e dançar canções de festa junina
ü  Brincar de desfile
ü  Simular casamento caipira
ü  Socialização do tema e do conhecimento que cada criança possui sobre ele
ü  Degustação de pratos típicos
ü  Confecção de decoração
ü  Desenho
ü  Recorte
ü  Colagem
ü  Pintura
ü  Cartazes
ü  Cruzadinhas
ü  Caça-palavras
ü  Músicas
ü  Dramatizações
ü  Confecção de mural
ü  Brincadeira

Jogos Cooperativos para o mês de julho
Estimular a aprendizagem e não a competição.
Organizar jogos para trabalhar conteúdos didáticos não é novidade em sala de atividade/ convivência. Ainda assim, os educadores precisam ficar atentos para evitar que a competição em si seja o mais relevante para a garotada e os resultados dividam a classe em grupos de perdedores e vencedores, dando margem à exclusão de alguns. Também é fundamental ter em mente que a famosa frase "o importante é competir" não funciona quando se trata de Educação porque o que realmente vale é a aprendizagem das crianças.
Para que isso não aconteça, ao fim de um determinado jogo, o educador deve orientar as crianças a se preocupar com a própria superação e não com o desempenho em relação aos colegas.
No mais, ao escolher os jogos com que vai trabalhar, é interessante o educador buscar os que são cooperativos em que a união de todos os participantes leva a vitória.

Pular corda

Preferida das meninas, tanto na versão tradicional quando nas versões diferenciadas em que a brincadeira é guiada por alguma cantiga. Além de ser divertida para o lazer, é uma atividade excelente para exercitar o coração e a coordenação motora. Pode ser praticada tanto individualmente quanto em grupo, quando duas pessoas seguram as pontas das cordas e movimenta o instrumento para que um ou mais participantes possam pular. Quem esbarrar na corda sai da brincadeira. Ou simplesmente perde, e continua!
Pular elástico

Outra muito apreciada pelas meninas! Para brincar, basta separar pelo menos 2 metros de elástico de roupa e dar um nó. É necessário no mínimo 3 participantes: duas para segurar o elástico e outra para pular. As duas crianças que vão segurar o elástico ficam em pé, frente a frente, e colocam o elástico em volta dos tornozelos para formar um retângulo. Daí, o participante da vez faz uma sequência de saltos: pula para dentro, sobre e para fora do elástico, tentando completar a tarefa sem tropeçar. O grau de dificuldade aumenta ao longo da disputa: o elástico ainda deve subir do tornozelo para o joelho, cintura, tronco e pescoço. Dependendo da altura das crianças, o jogo vai ficando impraticável, mas é o desafio que estimula a brincadeira!
Amarelinha:


Material: 1 pedrinha.
Desenvolvimento:
Brincam quantas crianças quiserem e cada uma tem sua pedra. Quando não disputam na fórmula de escolha fala: – Primeira! (será a primeira), Segunda! Quem falar em segundo lugar será a segunda, assim sucessivamente.
1)  Joga se a pedra na 1ª quadra, não podendo pular nela. Vai com um pé só, batendo os dois pés no chão, na quarta e quinta casa e no céu sem  fim.
2)  Chutinho. Vai se chutando a pedra que foi jogada perto, antes da amarelinha, com um pé só. A pedra não pode bater na risca, se errar passa para outra criança até chegar sua vez novamente.
3)  Na terceira etapa, joga-se sem pedra. Com os olhos vendados diz:  “__Pisei”? As outras respondem:  “__Não”. Assim casa por casa até sua vez. Também na terceira casa é com um pé só. E os dois pés na 4ª e 5ª casas.
4)  Tirar casa – de costas joga-se a pedra para trás, onde cair, essa casa será excluída. Risca-se com giz a mesma, podendo pisar nela com os dois pés.



Cabo de guerra

Você conhece uma expressão que diz: “A união faz a força"? Com esta brincadeira você e seus amigos vão testar quem tem mais força e mais união. Para brincar de "cabo-de-guerra", vocês precisarão de uma corda.Primeiro, escolham um espaço e tracem uma linha no chão para dividi-lo ao meio. As crianças devem ser separadas em dois times, sendo que cada time fica com um lado do espaço. Os participantes ficam em fila e todos seguram na corda. Posicionem a corda conforme o desenho ao lado. Alguém de fora dos grupos dá um sinal para começar a partida.
Ele será também o juiz que fiscalizará o jogo de forças.
Os participantes devem puxar a corda, até que uma das equipes ultrapasse a linha no chão. Serão vencedores aqueles que puxarem toda a equipe adversária para o seu espaço.


Passar anel
Sentados numa roda o grupo tira a sorte para ver quem vai passar o anel. Todos devem unir as palmas das mãos e erguê-las na sua frente. Quem ganhou na sorte deve segurar o anel entre as palmas das mãos e passar as suas mãos pelas mãos dos componentes do grupo deixando o anel nas mãos de alguém que ele escolher, mas deve continuar fazendo de conta que continua passando o anel até o último do grupo.
Ao final pergunta a um dos participantes onde está o anel? Se este acertar ele será o próximo a passar o anel. Se errar, quem recebeu o anel é que passará, começando novamente a brincadeira.


Cabra-cega

                                                 
Todo mundo forma uma roda e fica de mãos dadas. Quem for escolhido para ser a cabra-cega fica com os olhos vendados e vai para o meio da roda. A cabra tem de agarrar alguém da roda, que não pode ficar parada: quem estiver do lado para onde a cabra estiver indo foge, quem está do outro lado avança. Se a cabra-cega for esperta, consegue pegar alguém que está atrás dela. Se a corrente da roda quebrar, o jogador que estiver do lado esquerdo de quem soltou a mão fica sendo a cabra, e a brincadeira começa de novo.

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