CADERNO
04
EDUCAÇÃO
COMPLEMENTAR
|
Projeto Brincando e Aprendendo no Arraiá
Justificativa:
No mês de junho começa as
comemorações das Festas Juninas. Vender convites, ensaiar a quadrilha e danças
típicas, enfeitar a escola... Chega o dia da festa e pronto!O que fica disso
para as crianças Qual o significado dos festejos juninos? A festa junina é uma
excelente oportunidade de engajar diversas atividades interdisciplinares e
ampliar o universo lingüístico, pois se constitui uma temática rica onde podem
ser explorados diversos tipos de linguagens, resgate de brincadeiras, culinária
típica e outros!A escola tem um papel importante na valorização das tradições,
portanto este projeto integrará a comunidade escolar e ocorrerá durante todo
mês de junho.
Objetivo geral:
Propiciar aos educandos a
ampliação de seus conhecimentos através de atividades diversificadas
brincadeiras, pesquisas e apresentações características destes festejos que
fazem parte do folclore brasileiro, ressaltando seus aspectos popular, social e
cultural.
Objetivos específicos:
·
Conhecer
a origem e as características da festa junina
·
Estimular
a socialização incentivando o trabalho em grupo
·
Valorizar
a tradição das festas juninas
·
Socializar
com a comunidade escolar e familiar
·
Incentivar
o gosto pela culinária junina
Metodologia:
ü
Ensaio
de dança
ü
Confecção
de balão e bandeiras
ü
Cantar
e dançar canções de festa junina
ü
Brincar
de desfile
ü
Simular
casamento caipira
ü
Socialização
do tema e do conhecimento que cada criança possui sobre ele
ü
Degustação
de pratos típicos
ü
Confecção
de decoração
ü
Desenho
ü
Recorte
ü
Colagem
ü
Pintura
ü
Cartazes
ü
Cruzadinhas
ü
Caça-palavras
ü
Músicas
ü
Dramatizações
ü
Confecção
de mural
ü
Brincadeira
Jogos Cooperativos para o mês de julho
Justificativa:
No mês de junho começa as
comemorações das Festas Juninas. Vender convites, ensaiar a quadrilha e danças
típicas, enfeitar a escola... Chega o dia da festa e pronto!O que fica disso
para as crianças Qual o significado dos festejos juninos? A festa junina é uma
excelente oportunidade de engajar diversas atividades interdisciplinares e
ampliar o universo lingüístico, pois se constitui uma temática rica onde podem
ser explorados diversos tipos de linguagens, resgate de brincadeiras, culinária
típica e outros!A escola tem um papel importante na valorização das tradições,
portanto este projeto integrará a comunidade escolar e ocorrerá durante todo
mês de junho.
Objetivo geral:
Propiciar aos educandos a
ampliação de seus conhecimentos através de atividades diversificadas
brincadeiras, pesquisas e apresentações características destes festejos que
fazem parte do folclore brasileiro, ressaltando seus aspectos popular, social e
cultural.
Objetivos específicos:
·
Conhecer
a origem e as características da festa junina
·
Estimular
a socialização incentivando o trabalho em grupo
·
Valorizar
a tradição das festas juninas
·
Socializar
com a comunidade escolar e familiar
·
Incentivar
o gosto pela culinária junina
Metodologia:
ü
Ensaio
de dança
ü
Confecção
de balão e bandeiras
ü
Cantar
e dançar canções de festa junina
ü
Brincar
de desfile
ü
Simular
casamento caipira
ü
Socialização
do tema e do conhecimento que cada criança possui sobre ele
ü
Degustação
de pratos típicos
ü
Confecção
de decoração
ü
Desenho
ü
Recorte
ü
Colagem
ü
Pintura
ü
Cartazes
ü
Cruzadinhas
ü
Caça-palavras
ü
Músicas
ü
Dramatizações
ü
Confecção
de mural
ü
Brincadeira
Jogos Cooperativos para o mês de julho
Estimular a aprendizagem e
não a competição.
Organizar jogos para
trabalhar conteúdos didáticos não é novidade em sala de atividade/ convivência.
Ainda assim, os educadores precisam ficar atentos para evitar que a competição
em si seja o mais relevante para a garotada e os resultados dividam a classe em
grupos de perdedores e vencedores, dando margem à exclusão de alguns. Também é
fundamental ter em mente que a famosa frase "o importante é competir"
não funciona quando se trata de Educação porque o que realmente vale é a
aprendizagem das crianças.
Para que isso não
aconteça, ao fim de um determinado jogo, o educador deve orientar as crianças a
se preocupar com a própria superação e não com o desempenho em relação aos
colegas.
No mais, ao escolher os
jogos com que vai trabalhar, é interessante o educador buscar os que são
cooperativos em que a união de todos os participantes leva a vitória.
Pular corda
Preferida das meninas,
tanto na versão tradicional quando nas versões diferenciadas em que a
brincadeira é guiada por alguma cantiga. Além de ser divertida para o lazer, é uma atividade excelente para
exercitar o coração e a coordenação motora. Pode ser praticada tanto
individualmente quanto em grupo, quando duas pessoas seguram as pontas das
cordas e movimenta o instrumento para que um ou mais participantes possam pular.
Quem esbarrar na corda sai da brincadeira. Ou simplesmente perde, e continua!
Pular elástico
Outra muito apreciada
pelas meninas! Para brincar, basta separar pelo menos 2 metros de elástico de
roupa e dar um nó. É necessário no mínimo 3 participantes: duas para segurar o
elástico e outra para pular. As duas crianças que vão segurar o elástico ficam
em pé, frente a frente, e colocam o elástico em volta dos tornozelos para
formar um retângulo. Daí, o participante da vez faz uma sequência de saltos:
pula para dentro, sobre e para fora do elástico, tentando completar a tarefa
sem tropeçar. O grau de dificuldade aumenta ao longo da disputa: o elástico
ainda deve subir do tornozelo para o joelho, cintura, tronco e pescoço.
Dependendo da altura das crianças, o jogo vai ficando impraticável, mas é o
desafio que estimula a brincadeira!
Amarelinha:
Material: 1 pedrinha.
Desenvolvimento:
Brincam
quantas crianças quiserem e cada uma tem sua pedra. Quando não disputam na
fórmula de escolha fala: – Primeira! (será a primeira), Segunda! Quem falar em
segundo lugar será a segunda, assim sucessivamente.
1) Joga
se a pedra na 1ª quadra, não podendo pular nela. Vai com um pé só, batendo os
dois pés no chão, na quarta e quinta casa e no céu sem fim.
2) Chutinho.
Vai se chutando a pedra que foi jogada perto, antes da amarelinha, com um pé
só. A pedra não pode bater na risca, se errar passa para outra criança até
chegar sua vez novamente.
3) Na
terceira etapa, joga-se sem pedra. Com os olhos vendados diz: “__Pisei”?
As outras respondem: “__Não”. Assim casa por casa até sua vez. Também na
terceira casa é com um pé só. E os dois pés na 4ª e 5ª casas.
4) Tirar
casa – de costas joga-se a pedra para trás, onde cair, essa casa será excluída.
Risca-se com giz a mesma, podendo pisar nela com os dois pés.
Cabo
de guerra
Você conhece uma expressão
que diz: “A união faz a força"? Com esta brincadeira você e seus amigos
vão testar quem tem mais força e mais união. Para brincar de
"cabo-de-guerra", vocês precisarão de uma corda.Primeiro, escolham um
espaço e tracem uma linha no chão para dividi-lo ao meio. As crianças devem ser
separadas em dois times, sendo que cada time fica com um lado do espaço. Os
participantes ficam em fila e todos seguram na corda. Posicionem a corda
conforme o desenho ao lado. Alguém de fora dos grupos dá um sinal para começar
a partida.
Ele será também o juiz que
fiscalizará o jogo de forças.
Os participantes devem puxar a corda, até que uma das equipes ultrapasse a linha no chão. Serão vencedores aqueles que puxarem toda a equipe adversária para o seu espaço.
Os participantes devem puxar a corda, até que uma das equipes ultrapasse a linha no chão. Serão vencedores aqueles que puxarem toda a equipe adversária para o seu espaço.
Passar
anel
Sentados numa roda o grupo
tira a sorte para ver quem vai passar o anel. Todos devem unir as palmas das
mãos e erguê-las na sua frente. Quem ganhou na sorte deve segurar o anel entre
as palmas das mãos e passar as suas mãos pelas mãos dos componentes do grupo
deixando o anel nas mãos de alguém que ele escolher, mas deve continuar fazendo
de conta que continua passando o anel até o último do grupo.
Ao final pergunta a um dos participantes onde está o anel? Se este acertar ele será o próximo a passar o anel. Se errar, quem recebeu o anel é que passará, começando novamente a brincadeira.
Ao final pergunta a um dos participantes onde está o anel? Se este acertar ele será o próximo a passar o anel. Se errar, quem recebeu o anel é que passará, começando novamente a brincadeira.
Cabra-cega
Todo mundo forma uma roda e fica de mãos dadas. Quem for escolhido para ser a cabra-cega fica com os olhos vendados e vai para o meio da roda. A cabra tem de agarrar alguém da roda, que não pode ficar parada: quem estiver do lado para onde a cabra estiver indo foge, quem está do outro lado avança. Se a cabra-cega for esperta, consegue pegar alguém que está atrás dela. Se a corrente da roda quebrar, o jogador que estiver do lado esquerdo de quem soltou a mão fica sendo a cabra, e a brincadeira começa de novo.
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