ATIVIDADES FÍSICAS


ATIVIDADES FÍSICAS / PARQUE
          Na Educação Infantil, o principal objetivo do trabalho com o movimento e expressão corporal é proporcionar à criança o conhecimento do próprio corpo, experimentando as possibilidades que ele oferece (força, flexibilidade, equilíbrio, entre outras). Isto proporcionará a ela integrá-lo e aceitá-lo, construindo uma autoimagem positiva e confiante. Para isso o educador deve proporcionar atividades, fora e dentro da sala, onde a criança possa se movimentar. Alongamentos, ioga, circuitos, brincadeiras livres, jogos de regras, são diversas as possibilidades. O professor deve organizá-las e planejá-las, mas sempre com um espaço para a invenção e colaboração da criança. O momento do parque também assume uma conotação diferente. Não é apenas um intervalo para descanso das crianças e dos educadores. É mais um momento de desafio, afinal, há brinquedos, cordas, bolas, bambolês e tantas brincadeiras que esses materiais oferecem. O educador deve estar próximo, auxiliando e estimulando a criança a desenvolver a sua motricidade e socialização, ajudando, também, a resolver os conflitos que surgem nas brincadeiras quando, porventura, as crianças não forem capazes de solucioná-los sozinhas.


Estimulação





Os bebês aprendem a conhecer o mundo e se desenvolvem na interação que estabelecem com o meio. Por isso, a relação entre a criança e o adulto que dela cuida deve ser rica em estímulos para que esse desenvolvimento ocorra de forma eficiente.

A lida cotidiana com esses bebês deve ocorrer em um ambiente acolhedor e estimulante. É importante que os procedimentos iniciados junto à criança (rolamentos, trabalhos com as articulações, toques das extremidades etc.) sejam finalizados, mesmo sem a sua colaboração. O melhor executar as atividades por poucos minutos e várias vezes ao dia para que sejam respeitados seus momentos de concentração, que nesta faixa etária são muito curtos. Não esquecer que é normal que o bebê leve à boca todo objeto que consegue segurar. É seu jeito de conhecer as coisas; cabe ao educador tomar cuidados com objetos muito pequenos, sujos e cortantes.
A repetição e os elogios são muito importantes para que as crianças se sintam estimuladas a avançar na construção do seu conhecimento. Para isso, o educador pode utilizar atividades de estimulação como as seguintes:
<!--[if !supportLists]-->a)        <!--[endif]-->levar a mão do nenê a acariciar o seu rosto e fazer o mesmo com sua mão no rosto do nenê;
<!--[if !supportLists]-->b)        <!--[endif]-->carregar a criança nos braços, voltada para a frente, formando uma cadeira com seus próprios braços, ou então acomodá-la de bruços, pois assim ela terá uma maior amplitude visual;
<!--[if !supportLists]-->c)        <!--[endif]--> fazer movimentos com objetos coloridos, que façam barulho, para que a criança ouça, observe e acompanhe;
<!--[if !supportLists]-->d)        <!--[endif]-->pendurar objetos coloridos e sonoros (sem exagerar na quantidade) em posições diferentes e na altura que a criança possa alcançar (no início, ela só olhará para eles; mais tarde, tentará tocá-los);
<!--[if !supportLists]-->e)        <!--[endif]-->acomodar o nenê no chão, de bruços, sobre um tapete ou cobertor, com vários objetos coloridos ou que façam barulho à sua frente; fazer um pequeno rolo com uma toalha e colocá-lo debaixo do peito do nenê, estimulando-o para que ele se mova em direção aos objetos;
<!--[if !supportLists]-->f)         <!--[endif]--> oferecer a mamadeira para o bebê, ajudando-o a segurá-la com as duas mãos, em posição reclinada. Olhar sempre nos olhos dessa criança e conversar com ela;
<!--[if !supportLists]-->g)        <!--[endif]--> procurar deixar o nenê entre 3 e 6 meses, quando acordado, em posição reclinada, apoiado em travesseiro e com suas próprias mãos colocadas à frente;
<!--[if !supportLists]-->h)        <!--[endif]-->procurar tornar a hora do banho bem agradável, segurando o bebê firme, para que se sinta seguro. Fazer brincadeiras como bater as mãos e os pés na água, colocar objetos que fiquem boiando na banheira para chamar atenção do bebê etc.;
<!--[if !supportLists]-->i)          <!--[endif]-->levar, sempre que possível, o bebê para passear; cantar para ele e mostrar-lhe coisas diferentes;
<!--[if !supportLists]-->j)          <!--[endif]-->fazer a criança rolar de um lado para o outro, sempre mostrando algum objeto colorido que possa interessá-la;
<!--[if !supportLists]-->k)        <!--[endif]-->deitar o nenê de costas; aproximar um chocalho de seus pés e fazê-lo dar chutes para movimentá-lo e produzir sons;
<!--[if !supportLists]-->l)          <!--[endif]-->colocar o bebê em frente a um espelho durante algum tempo, chamando-lhe a atenção para que se olhe;
<!--[if !supportLists]-->m)      <!--[endif]-->dar à criança um objeto pequeno, procurando fazê-la passar de uma à outra mão;
<!--[if !supportLists]-->n)        <!--[endif]-->dar dois objetos pequenos ao bebê para que segure um em cada mão; tentar fazê-lo bater um no outro. Procure imitar o som produzido;
<!--[if !supportLists]-->o)        <!--[endif]-->oferecer ao nenê objetos de vários tipos como: espuma, lixa, toalha, madeira, metal, borracha e outros. Se ele estranhar, apresentar o objeto em outra ocasião e em outro contexto. Oferecer também alimentos ou objetos variados, para que a criança possa sentir gostos e cheiros diferentes. Exemplo: açúcar, sal, limão, talco, perfume etc.;
<!--[if !supportLists]-->p)        <!--[endif]-->permitir que a criança vá, gradativamente, pegando com as próprias mãos, pedaços de frutas, pão etc.; permitir, também, que ela mexa na comida e não se importe se ela se sujar (esta atividade é importante para que mais tarde a criança aprenda a comer sozinha);
<!--[if !supportLists]-->q)        <!--[endif]-->acariciar, cantar e repetir sons ou gestos emitidos pela criança na hora da troca de fraldas ou do banho;
<!--[if !supportLists]-->r)         <!--[endif]-->fazer, a partir dos sete meses, o nenê sentar-se sozinho, em posição de ioga, apoiando as mãos na frente do corpo;
<!--[if !supportLists]-->s)        <!--[endif]-->brincar de “cuca-achou” ou “achou-sumiu” com o nenê, cobrindo o seu rosto com um pano, chamando a sua atenção e levando-o a retirar o pano. Se o nenê não entender a brincadeira, recomeçar tampando somente a metade do seu rosto. Depois, esconder o rosto do nenê e esperar que ele retire o pano. Esta brincadeira deve ser acompanhada de risos e gritos de alegria. Repetir esta brincadeira escondendo objetos de que a criança goste;
<!--[if !supportLists]-->t)          <!--[endif]-->bater palmas, levantar os braços, fazer gestos para que a criança o acompanhe já que ela gosta de imitar gestos;
<!--[if !supportLists]-->u)        <!--[endif]-->colocar o nenê de pé (depois dos oito meses) sobre suas próprias pernas, segurando-lhe as mãos; fazer com que ele impulsione seu corpinho para cima e para baixo, que se levante apoiando-se nas grades do berço, do quadrado, numa mesinha, chamando ou mostrando um brinquedo interessante;
<!--[if !supportLists]-->v)        <!--[endif]-->enfiar vários objetos num barbante e ensinar a criança a puxá-los (esta atividade deve ser feita com os nenês que já engatinham ou que já andem);
<!--[if !supportLists]-->w)       <!--[endif]-->dar papel macio para que os bebês rasguem ou amassem.

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