Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto
Kit Pedagógico
Março, Abril e Maio
2011
COMISÃO ORGANIZADORA
GT Kit pedagógico
CEC Elizabeth Gasperavícius
CEC Carrãozinho
CEC Santa Isabel
CEC São Pedro
CEC São Francisco de Assis
CEI Providência
CEI Maria Belém
CEI Mãe da Esperança
Casa Coração de Maria
1° Edição de 2011
Março, Abril e Maio
1-Apresentação:
CAROS EDUCADORES SOCIAIS!
Viver no mundo de hoje é um desafio, na medida em que há um bombardeio de informações a serem apreendidas e com as quais se deve operar para conduzir importantes atividades do dia-a-dia. Aprender, portanto, se concretiza, cada vez mais, como uma importante função a ser desenvolvida, o que acontece tanto no convívio social, de forma não intencional, como também, especificamente, em instituições organizadas como a nossa BOMPAR e que acredita no potencial de cada um.
Iniciamos com uma entrevista realizada pela Elaine assistente técnica do CEC São Francisco de Assis onde ressalta a caminhada da Maria Neves de Alencar Mattos que está no BOMPAR há treze anos. Observem que perseverança.
Para os Educadores Preparem-se para adentrar nas modalidades de mediação a leitura para ampliação do repertório de todos (Educandos e Educadores).
Apesar do fim das festas de carnaval recebemos a colaboração da CEI Providência com o histórico e projeto Celebrando o carnaval com Carmem Miranda ao qual está sendo desenvolvido, o mesmo compõe variedades de marchinhas, músicas do CD palavra cantada e samba para criança usem e abusem. As crianças vão amar.
Foco na C.F. (Campanha da Fraternidade 2011) estamos vivendo um momento crítico com nosso Meio Ambiente, e para desenvolver atividades que reflita a ação do homem contamos com a colaboração do CEC Elizabeth Gasperavícius com o projeto meio ambiente que pode ser utilizado para CECs e CEIs.
Para fazer arte educação, torne útil essa diversidade de dinâmicas enviadas pelo CEC Carrãozinho e CEC Elizabeth Gasperavícius, onde propõe atividades tanto para tempos de chuva como para área externa dos núcleos, a atividade recreativa exposta neste KIT Pedagógico terá utilidades para crianças, adolescentes e jovens, pois basta adapta-las às faixas etárias. Aproveite e brinque!
Arte com material reciclável, Não poderia faltar. Ouse da criatividade com os educandos e recicle.
Política e cidadania, Estão vivenciando momento de eleição para conselheiro, adentre mais a esse trabalho com a colaboração do Elizabeth.
Momento culinário, Reaproveitamento de alimentos essa é a idéia deliciosa, que o CEC Elizabeth Gasperavícius quer compartilhar com vocês provem e multipliquem.
Para finalizar indicamos alguns sites e filmes para aprofundar os temas.
2-Entrevista
A irmã Celina deu a ela um encaminhamento escrito para me entregar, pedindo que eu fosse falar com a Ana Maria na Sede Administrativa do Bompar.
Com ajuda de Ana Maria, preenchi um currículo, fui encaminhada para fazer uma entrevista na Creche Sagrado Coração e comecei a trabalhar como auxiliar de cozinha. Permaneci lá durante 2 anos, logo então recebi uma proposta de promoção para trabalhar como cozinheira na Casa Coração de Maria, mas não deu certo, por que o horário não era condizente ao meu horário de estudos.
No entanto mandaram para lá, a cozinheira Rita que era do CEC São Francisco de Assis, que aceitou mudar de núcleo para me dar lugar. Sou muito grata a ela, pois me ensinou todo o trabalho que eu iria desenvolver, e com a ajuda da irmã Aurora e da coordenadora Rose do CEC São Francisco de Assis onde permaneço há 11 anos, pude adquirir muita experiência durante o meu percurso no Bompar.
Estou na entidade há 13 anos e estou muito feliz, amo o meu trabalho e adoro toda a equipe do CEC São Francisco de Assis.
3-Para Educadores
MODALIDADES DIDÁTICAS DE TRABALHO COM LINGUAGEM *
ATIVIDADES DE LEITURA!
- LEITURA DIÁRIA OU SEMANAL:
Para trabalhar com a constituição da necessidade de ler regularmente, com diferentes finalidades, em especial, para informar-se a respeito de atualidades e temas relevantes para a vida cidadã ou assuntos em desenvolvimento e estudo em aula.
Trata-se de instituir um dia fixo na semana, no qual se leia em determinado horário.
- LEITURA COLABORATIVA:
- LEITURA COLABORATIVA:
Trabalhar com as capacidades de leitura, estudando o texto coletivamente, por meio da leitura que mobilize nos educandos capacidades (estratégias) de leitura necessárias para a construção da sua proficiência. A idéia é que as explicitações dos modos de obter informação para responder às perguntas tornem observáveis as estratégias que cada um utiliza para significar o texto, possibilitando a apropriação dessas estratégias por quem ainda não as construiu.
- LEITURA PROGRAMADA:
- LEITURA PROGRAMADA:
Trabalhar com a ampliação da proficiência dos educandos no que se refere à leitura de textos mais extensos, programando a leitura parte a parte. A partir da leitura prévia de cada parte, a educadora promove a discussão coletiva das mesmas, ensinando procedimentos de recuperação da parte lida anteriormente. O trabalho de discussão compreende também a mobilização de capacidades de leitura para a atribuição de sentido ao texto, considerando suas características mais específicas.- LEITURA EM VOZ ALTA FEITA PELO EDUCADOR:
Algumas finalidades: explicitar ao educando - por meio da fala do educador - comportamentos de leitor (critérios de escolha e apreciação das obras, por exemplo; recursos que utilizou para a escolha do texto - autor, gênero, editora, ilustrações, entre outros); possibilitar aos educandos que não lêem o contato com textos em linguagem escrita de boa qualidade; possibilitar aos educandos contato com textos que não escolheriam de maneira independente; ampliar repertório de leitura.
- ATIVIDADES SEQUENCIADAS DE LEITURA:
Possibilitar o estudo de determinado tema por meio de uma seqüência de atividades que prevêem a leitura de textos com grau crescente de ampliação e/ou aprofundamento de informações.- LEITURA DE ESCOLHA PESSOAL:
Possibilitar aos educandos a escolha de obras que contemplem suas preferências pessoais, permitindo que o educador tenha uma referência do tipo de leitura que já é da competência autônoma dos educandos.
- RODA DE LEITORES:
Possibilitar a socialização das leituras realizadas de maneira independente, com a finalidade de observar comportamentos leitores já construídos pelos educandos e, ao mesmo tempo, ampliar seu repertório por meio da explicitação dos comportamentos de todos.- LEITURA INDIVIDUAL COM QUESTÕES PARA INTERPRETAÇÃO ESCRITA:
Trata-se da atividade que permite ao educador analisar qual é a proficiência autônoma de seu educando em relação às capacidades de leitura que deverão se mobilizadas para responder às questões propostas. Não se trata, portanto, de atividade que permita intervenção processual na leitura, mas verificação de competência já constituída. É importante focalizar que a compreensão do educando será traduzida na escrita, o que requer a utilização de uma proficiência diferente,
que é a de produzir textos.- LEITURA EM VOZ ALTA :
Atividade que permite o trabalho com aspectos relativos à oralização de texto escrito como dicção, entonação, dramatização, entre outros. É preciso que aconteça em um contexto no qual oralizar texto escrito faça sentido. Para tanto, recorrer às situações enunciativas nas qual essa capacidade é solicitada: ler discurso em cerimônia de encerramento de ano letivo, de comemoração, ler textos em saraus literários, ler textos vários, em voz alta, para gravar CD de divulgação, anunciar, em supermercado, produtos e promoções, entre outras.
Texto para Reflexão
As três peneiras
Um rapaz procurou Sócrates e disse-lhe que precisava contar-lhe algo sobre alguém.
Sócrates ergueu os olhos do livro que estava lendo e perguntou:
O que você vai me contar já passou pelas três peneiras?
Três peneiras? - indagou o rapaz.
Sim ! A primeira peneira é a VERDADE.
O que você quer me contar dos outros é um fato? Caso tenha ouvido falar, a coisa deve morrer aqui mesmo. Suponhamos que seja verdade. Deve, então, passar pela segunda peneira: a BONDADE.
O que você vai contar é uma coisa boa? Ajuda a construir ou destruir o caminho, a fama do próximo?
Se o que você quer contar é verdade e é coisa boa, deverá passar ainda pela terceira peneira: a NECESSIDADE. Convém contar? Resolve alguma coisa? Ajuda a comunidade? Pode melhorar o planeta?
Arremata Sócrates:
Passou-se pelas três peneiras, conte!!! Tanto eu, como você e seu irmão irão nos beneficiar.
Caso contrário, esqueça e enterre tudo. Será uma fofoca a menos para envenenar o ambiente e fomentar a discórdia entre irmãos, colegas do planeta.
Caso contrário, esqueça e enterre tudo. Será uma fofoca a menos para envenenar o ambiente e fomentar a discórdia entre irmãos, colegas do planeta.
Sócrates
4-Roda de Conversa
O momento da roda de conversa é o momento onde se estabelecem regras e combinados, as crianças emitem suas opiniões, discutem dificuldades, apresentam avanços e conquistas.
Nessa hora é preciso muito esforço para saber a hora de falar e saber ouvir, construir sentidos, estabelecer associações entre direitos, deveres, liberdade e respeito. É no momento da roda de conversa que também organizamos as atividades do dia.
As rodas também proporcionam as crianças a adquirir mais autonomia e independência para guardar seus pertences, calçar seus sapatos, escovar os dentes, descer e subir escadas, esperar a sua vez de falar e saber ouvir.
Assim, as discussões vão se desenvolvendo e à medida que vamos trocando novas experiências, as crianças vão adquirindo novos conhecimentos e reformulando opiniões sobre as coisas.
5-Mediação à Leitura
Carnaval
OLHA O CARNAVAL AÍ, GENTE!!!
O Brasil é conhecido como o "país do carnaval" e, como bons brasileiros, devemos saber um pouco sobre essa festa que contagia muita gente daqui e de diversas partes do mundo.
A HISTÓRIA DO CARNAVAL
O carnaval é uma festa popular muito antiga e, por isso, não se sabe
a origem exata dessa comemoração. O que se sabe é que essa tradição vem sendo transmitida de geração a geração há muitos séculos.
Quem trouxe o carnaval ao Brasil foram os portugueses, por volta de 1750. Nessa época, a festa era chamada de entrudo, palavra que vem do latim introitu e significa entrada, pois a comemoração começava na entrada (início) da Quaresma.
Mais tarde, surgiram as máscaras, as fantasias e as marchinhas. A serpentina (de origem francesa) e o confete (de origem espanhola) que enfeitam os bailes de salão chegaram ao Brasil em 1892.
Algumas fantasias, como as de Pierrô, Colombina, Arlequim e Rei Momo são bastante tradicionais, principalmente nos bailes de salão. Mas, mesmo com todo o sucesso desses bailes, o carnaval de rua é cada vez mais procurado e ainda preserva parte do folclore brasileiro.
a origem exata dessa comemoração. O que se sabe é que essa tradição vem sendo transmitida de geração a geração há muitos séculos.
Quem trouxe o carnaval ao Brasil foram os portugueses, por volta de 1750. Nessa época, a festa era chamada de entrudo, palavra que vem do latim introitu e significa entrada, pois a comemoração começava na entrada (início) da Quaresma.
Mais tarde, surgiram as máscaras, as fantasias e as marchinhas. A serpentina (de origem francesa) e o confete (de origem espanhola) que enfeitam os bailes de salão chegaram ao Brasil em 1892.
Algumas fantasias, como as de Pierrô, Colombina, Arlequim e Rei Momo são bastante tradicionais, principalmente nos bailes de salão. Mas, mesmo com todo o sucesso desses bailes, o carnaval de rua é cada vez mais procurado e ainda preserva parte do folclore brasileiro.
CARNAVAL DE RUA
Desde o início do carnaval brasileiro, muitas pessoas o comemoram nas ruas. Foram assim que apareceram os blocos e os cordões, grupos que cantavam músicas próprias e que deram origem
às escolas de samba.
Hoje, nos estados da Região Nordeste, o carnaval de rua reúne uma multidão de pessoas, entre brasileiros e estrangeiros.
Cada estado tem sua maneira de festejar. Na Bahia, por exemplo, a grande atração são os trios elétricos e, em Pernambuco, danças tradicionais como o frevo e o maracatu fazem a festa de adultos e crianças.
Hoje, nos estados da Região Nordeste, o carnaval de rua reúne uma multidão de pessoas, entre brasileiros e estrangeiros.
Cada estado tem sua maneira de festejar. Na Bahia, por exemplo, a grande atração são os trios elétricos e, em Pernambuco, danças tradicionais como o frevo e o maracatu fazem a festa de adultos e crianças.
O CARNAVAL BRASILEIRO
O primeiro carnaval brasileiro, segundo os historiadores, aconteceu em 1641. O governador do Rio de Janeiro, Salvador Correa de Sá Benevides, determinou que se dedicasse uma semana de festa para homenagear a coroação de D. João IV. O povo adorou a idéia.
No início, o carnaval era animado com canções portuguesas, como as quadrilhas. Depois, vieram a polca e os ritmos do carnaval italiano. Só em 1870 é que surgiu uma música tipicamente brasileira, o maxixe, e a primeira canção carnavalesca do país: E viva Zé Pereira.
Uma tradição do carnaval eram as brigas com ovos, limões, água e farinha, já cultivada em outros países. Na época da Proclamação da Independência, eram comuns essas batalhas. Até as orgulhosas senhoritas da alta sociedade participavam. Das varandas das casas, moças vistosas jogavam ovos e água nas pessoas que passavam na rua.
Uma tradição do carnaval eram as brigas com ovos, limões, água e farinha, já cultivada em outros países. Na época da Proclamação da Independência, eram comuns essas batalhas. Até as orgulhosas senhoritas da alta sociedade participavam. Das varandas das casas, moças vistosas jogavam ovos e água nas pessoas que passavam na rua.
O SAMBA
O samba tem origem em antigos ritmos trazidos pelos escravos africanos para o Brasil. Afirma-se que a palavra samba vem de samba, que significa umbigada ou união do baixo ventre em dialeto africano. No século XIX, esses ritmos africanos sofreram a influência da polca, da abanara, do maxixe e do choro. A arte do samba chegou ao Rio de Janeiro com as baianas que ali foram viver.
Justificativa:
A comemoração do carnaval tem um significado todo especial em nosso país é uma das festas mais esperadas por grande parte das pessoas, por sua tradição, cor, ritmo e magia. O centenário de Carmem Miranda vem abrilhantar ainda mais essa data que traz o samba em sua trajetória de vida.
Objetivo:
· Reconhecer o Carnaval como uma manifestação cultural brasileira e sua origem;
· Identificar músicas de Carnaval;
· Cantar e dançar marchinhas carnavalescas;
· Produzir trabalhos de artes como pintura, desenho, recorte e colagem;
· Despertar na criança o interesse em relação às folias carnavalescas resgatando tradições como a arte de Carmem Miranda.
Desenvolvimento:
- Conte brevemente a história do Carnaval e ressalte as diversas maneiras de comemorá-lo (Ruas, blocos, bailes, concursos e fantasias, desfiles de escolas de Samba);
- Providencie fotos ou imagens para que as crianças possam visualizar algumas manifestações carnavalescas e ritmos diversos (Frevo, Axé, Marchinhas);
- Elabore um mural com gravuras carnavalescas;
- Apresente alguns passos das danças carnavalescas e incentive-os a realizá-los;
- Roda de conversa: (Pedimos que cada criança diga de qual personagem gostaria que fosse a sua fantasia nesse Carnaval e peça para que cada criança se desenhe com essa fantasia);
- Oficina de Maracás: Pintar as maracás com as crianças, em seguida trabalhar com elas música, ritmo e expressão corporal;
- Oficina de Mascaras: Confeccionar com EVA máscaras enfeitadas com lantejoulas, areia, etc.;
- Oficina de artes: Montar uma oficina de arte onde cada criança irá fazer seu próprio colar de Carmem Miranda com materiais diversos como: canudos, miçangas, etc...;
- Espetinho de frutas: Fazer um espetinho de frutas diversas trabalhando cor, sabor, espessura com as crianças e ressaltando a importância das frutas para o crescimento e bem estar;
- Oficina da Fantasia: Confeccionar de TNT colorido o turbante da Carmem Miranda e colar frutas feitas de jornal ou de plásticos para um bloco carnavalesco;
- Oficinas de Musica: Apresentar algumas marchinhas carnavalescas para trabalhar as rimas completando-as oralmente, (Apresente Marchinhas de Carnaval antigas às crianças).
Culminância:
- Promover o Baile de carnaval na CEI;
- Entregar um CD de Carnaval como lembrancinha do evento;
- Durante o baile pode-se promover um Festival de Frutas incentivando uma alimentação saudável.
Desfile das Frutas:
Alas:
- Comissão de frente: Crianças vestidas de baianas e chapéu de frutas de Carmem Miranda na cabeça tocando maracás.
- Sugestão de Música: CD “Samba para Crianças” e CD “Carnaval” da palavra cantada
- Ala das Frutas.
Confeccionar juntamente com as crianças as máscaras com as respectivas frutas, tais como:
- Banana
- Maça
- Mamão
- Laranja
- Uva
- Abacaxi.
MÁSCARAS DE CARNAVAL
7-Espiritualidade
Campanha da Fraternidade 2011 – CNBB
Publicado em 5 de Dezembro de 2010
O tema da Campanha da Fraternidade de 2011 é “Fraternidade e a Vida no Planeta” que será voltada para o meio ambiente; e o lema é “A Criação Geme Como em Dores de Parto”. Dom Dimas Lara Barbosa, bispo auxiliar do arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro e secretário geral da CNBB, conta-nos que a Campanha da Fraternidade de 2011 reflete a questão ecológica, com foco, sobretudo, nas mudanças climáticas.
A Campanha da Fraternidade terá início na Quarta-feira de Cinzas, 9 de março de 2011, desenvolvendo-se durante todo o período de Quaresma.
Oração da Campanha da Fraternidade 2011
Senhor Deus, nosso Pai e Criador.
A beleza do universo revela a vossa grandeza,
A sabedoria e o amor com que fizestes todas as coisas,
E o eterno amor que tender por todos nós.
A beleza do universo revela a vossa grandeza,
A sabedoria e o amor com que fizestes todas as coisas,
E o eterno amor que tender por todos nós.
Pecadores que somos, não respeitamos a vossa obra,
E o que era para ser garantia da vida está se tornando ameaça.
A beleza está sendo mudada em devastação,
E a morte mostra a sua presença no nosso planeta.
E o que era para ser garantia da vida está se tornando ameaça.
A beleza está sendo mudada em devastação,
E a morte mostra a sua presença no nosso planeta.
Que nesta quaresma nos convertamos
E vejamos que a criação geme em dores de parto,
Para que possa renascer segundo o vosso plano de amor,
Por meio da nossa mudança de mentalidade e de atitudes.
E vejamos que a criação geme em dores de parto,
Para que possa renascer segundo o vosso plano de amor,
Por meio da nossa mudança de mentalidade e de atitudes.
E, assim, como Maria, que meditava a vossa Palavra e a fazia vida,
Também nós, movidos pelos princípios do Evangelho,
Possamos celebrar na Páscoa do vosso Filho, nosso Senhor,
O ressurgimento do vosso projeto para todo o mundo.
Também nós, movidos pelos princípios do Evangelho,
Possamos celebrar na Páscoa do vosso Filho, nosso Senhor,
O ressurgimento do vosso projeto para todo o mundo.
Amém.
Fonte: Divulgação Site da CNBB
Objetivos da Campanha da Fraternidade 2011
Este é um texto que fala quais são os objetivos da Campanha da Fraternidade.Sendo que estes são muito importantes pois ajudaram e muito a salvar o mundo.Ainda há esperança,vamos salvar nosso planeta.
Para a Campanha da Fraternidade 2011, a Igreja no Brasil propõe, como Objetivo Geral: contribuir para a conscientização das comunidades cristãs e pessoas de boa vontade sobre a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas, e motivá -los a participar dos debates e ações que visam enfrentar o problema e preservar as condições de vida no planeta.
Para atingir este objetivo, são propostos os seguintes objetivos específicos:
- Viabilizar meios para a formação da consciência ambiental em relação ao problema do aquecimento global e identificar responsabilidades e implicações éticas;
- Promover a discussão sobre os problemas ambientais com foco no aquecimento global;
- Mostrar a gravidade e a urgência dos problemas ambientais provocados pelo aquecimento global e articular a realidade local e regional com o contexto nacional e planetário:
- Trocar experiências e propor caminhos para a superação dos problemas ambientais relacionados ao aquecimento global.
Serão adotadas as seguintes estratégias:
- Mobilizar pessoas,comunidades,Igrejas,religiões e sociedade para assumirem o protagonismo na construção de alternativas para a superação dos problemas socioambientais decorrentes do aquecimento.
- Propor atitudes,comportamentos e práticas fundamentados em valores que tenham a vida como referência no relacionamento com o meio ambiente;
- Denunciar situações e apontar responsabilidades no que diz respeito aos problemas ambientais decorrentes do aquecimento global.
Texto retirado do livro da Campanha da Fraternidade 2011 – Texto-Base
A Quaresma é um tempo de graça
Neste tempo, somos levados pela Igreja a seguir Jesus em seus últimos momentos de vida para – junto com Ele – aprendermos o que é o amor e a misericórdia. Por diversas vezes, o Senhor vai se revelando como o rosto misericordioso do Pai, assumindo até as últimas conseqüências a vontade do Pai, que é salvar a cada filho
É um tempo de grande graça. É o Senhor quem toma a iniciativa de nos mostrar compaixão. Em nossas paróquias, além do tempo normal de confissões, temos os mutirões de confissão, celebrações penitenciais. Tudo se torna propício para nossa conversão. Por isso, não podemos perder tempo.
Algumas atitudes nossas podem nos ajudar a mergulhar fundo nessa graça. Por exemplo:
- Aproveite esse tempo para silenciar um pouco, criar um clima de interioridade, evitando músicas muito altas em casa, no quarto; valorizando as que nos levam a uma maior reflexão e oração.
- Separe um tempo do dia para a oração pessoal. Crie em sua casa ou no seu quarto um pequeno altar, ali coloque um crucifixo, uma vela, a Bíblia aberta, para que o ambiente seja convidativo à oração.
- Nas sextas-feiras, se for possível, medite as estações da Via-Sacra. Isso o ajudará a mergulhar no mistério da Paixão do Senhor.
- Durante o tempo quaresmal se proponha a também fazer obras de misericórdia. Por exemplo: visitar um doente, visitar um asilo, levar alguma ajuda concreta a uma família mais carente, como roupas que você já não esteja usando ou alimentos. Tudo isso gerará em seu coração um sentimento de alegria por poder fazer algo de bom a alguém.
- Quaresma é tempo de perdoar e de pedir perdão. Se você tem alguém, a quem precisa perdoar, peça a Deus a graça de conceder esse perdão e se foi você que feriu esse alguém, dê o passo em direção à pessoa e peça perdão. É tempo de reconstruir as pontes de reconciliação.
- A confissão é fundamental nesse tempo, não deixe para a última hora, procure o sacerdote no decorrer da Quaresma para que, auxiliado pela graça desse sacramento, você colha todos os frutos deste tempo.
A Quaresma é entendida como um grande retiro, um retiro de 40 dias, no qual nos voltamos de coração sincero para o Senhor e d’Ele recebemos uma nova vida.
O Dia das Mães também designado de Dia da Mãe teve a sua origem no princípio do século XX, quando uma jovem norte-americana, Anna Jarvis, perdeu sua mãe e entrou em completa depressão. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a ideia de perpetuar a memória da mãe de Annie com uma festa. Annie quis que a homenagem fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas. Em pouco tempo, a comemoração e consequentemente o Dia das Mães se alastrou por todos os Estados Unidos e, em 1914, sua data foi oficializada pelo presidente Woodrow Wilson: dia 9 de Maio.
Dados Históricos: A mais antiga comemoração dos dias das mães é mitológica. Na Grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Rhea, a Mãe dos deuses.
O próximo registro está no início do século XVII, quando a Inglaterra começou a dedicar o quarto domingo da Quaresma às mães das operárias inglesas. Nesse dia, as trabalhadoras tinham folga para ficar em casa com as mães. Era chamado de "Mothering Day", fato que deu origem ao "mothering cake", um bolo para as mães que tornaria o dia ainda mais festivo.
Nos Estados Unidos, as primeiras sugestões em prol da criação de uma data para a celebração das mães foi dada em 1872 pela escritora Júlia Ward Howe, autora de O Hino de Batalha da República.
No Brasil, em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de maio. Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também no calendário oficial da Igreja Católica.
ANNA JARVIS
7-Arte Educação
20 de Março
Dramatização sobre o Outono
A FADA DO OUTONO
NARRADOR: A vida corria tranqüila naquele povoado. Manuel fazia o pão como todos os dias. Carolina vendia o peixe como todos os dias. Alexandre, o carteiro, fazia a entrega das cartas, como todos os dias. Só algo parecia ser diferente, era a Casa dos Três Pinheiros. Tratava-se de uma formosa construção do século passado que estava abandonada, e até havia quem dizia que ali vivia um fantasma. Pois bem, nesta casa estava se passando algo muito estranho. Pela tarde, na saída da escola, Bruno e Luís voltavam à casa pelo caminho do bosque, eram as últimas tardes do verão e eles gostavam de escutar os pássaros e ver os bichinhos que ali viviam. BRUNO: É uma pena que o verão está terminando, Não é, Luís?LUÍS: Sim, mas as outras estações também são formosas. Ei Bruno, parece que tem alguém nos Três Pinheiros!BRUNO: Que estranho. Quem andará por aí?LUÍS: Vai ver que tem um fantasma lá.NARRADOR: Os meninos foram se aproximando da mansão.LUÍS: Olha, Bruno, estou ficando com um pouco de medo.BRUNO: Não tenha medo! Certamente é alguém acabou de se mudar. Venha, vamos ver !NARRADOR: Bruno e Luís se aproximaram de uma janela que estava entreaberta, e olharam para o interior, ali viram a uma formosa mulher que cantarolava uma melodia enquanto cozinhava .BRUNO: Está vendo! É o que eu disse! É uma nova vizinha. FADA: Olá garotos ! Entrem, entrem.NARRADOR: Os meninos entraram na casa e viram que não parecia que estava tantos anos abandonada; tinha almofadas, cortinas e os móveis não tinham nem um cisco de pó.LUÍS: Tudo está tão lindo! Você deve ter tido muito trabalho para deixar tudo isto limpo !FADA: É verdade... Mas sentem e comam uma tortinha , venha são para vocês.
Meninos: Para nós? Mas, Como? Se você não sabia que a gente vinha. Ou sabia ?FADA: Como não ia saber se eu sei de tudo!
Meninos: Tudo ?FADA: Eu sou Tiana, a Fada do Outono.MENINOS: Uma fada! Nós nunca vimos uma.NARRADOR: Tiana trouxe um prato com muitas tortinhas de todas as cores, que pareciam cochichar.LUÍS: Ah, que bonitas! Podemos comer?FADA: Mas é claro! Para isso as fiz .NARRADOR: Os garotos se aproximaram do prato para comer uma tortinha quando escutaram uns murmúrios.TORTINHAS: A mim , a mim, comam a mim. Não eu, eu quero ser comida primeira. Shhhhh, calada, calada. NARRADOR: As tortinhas falavam !LUÍS: Mas, estas tortinhas falam ! São tortinhas de fada e são mágicas.BRUNO: Mágicas ? E o que fazem ?FADA:Ensinam a amar o outono. Recordas que eu sou uma fada do outono , eu sacudo as árvores com a minha varinha para que as folhas caiam, e vou pintando o bosque de cores douradas com um pincel mágico.NARRADOR: Bruno e Luís estavam entusiasmados, e olhavam tudo as suas voltas e encima de um armário viram três potes que pareciam ser de ouro.LUÍS: Que potes tão bonitos ! O que guardas aí?NARRADOR: Tiana baixou os potes con muito cuidado e colocou em cima da mesa.FADA: Neste primeiro guardo o vento do outono.MENINOS: Uauuuuu !FADA: No segundo guardo as primeiras chuvas do outono, e no terceiro guardo os raios do sol de outono. BRUNO: Que bonito é o outono !LUÍS: E para que os guardas aí ?FADA: Quando o verão está terminando , eu levanto as tampas dos três potes, e deixo sair o vento, a chuva e os raios de sol.BRUNO: Pois sim, o outono vai ser bonito.FADA: Todas estações são bonitas, só é preciso que se pare e dê uma olhada ao redor.NARRADOR: Bruno e Luís , compreenderam que o outono também era bonito. Correram para a casa , e quando chegou o outono aproveitaram o vento, os raios do sol...e até a chuva.
NARRADOR: A vida corria tranqüila naquele povoado. Manuel fazia o pão como todos os dias. Carolina vendia o peixe como todos os dias. Alexandre, o carteiro, fazia a entrega das cartas, como todos os dias. Só algo parecia ser diferente, era a Casa dos Três Pinheiros. Tratava-se de uma formosa construção do século passado que estava abandonada, e até havia quem dizia que ali vivia um fantasma. Pois bem, nesta casa estava se passando algo muito estranho. Pela tarde, na saída da escola, Bruno e Luís voltavam à casa pelo caminho do bosque, eram as últimas tardes do verão e eles gostavam de escutar os pássaros e ver os bichinhos que ali viviam. BRUNO: É uma pena que o verão está terminando, Não é, Luís?LUÍS: Sim, mas as outras estações também são formosas. Ei Bruno, parece que tem alguém nos Três Pinheiros!BRUNO: Que estranho. Quem andará por aí?LUÍS: Vai ver que tem um fantasma lá.NARRADOR: Os meninos foram se aproximando da mansão.LUÍS: Olha, Bruno, estou ficando com um pouco de medo.BRUNO: Não tenha medo! Certamente é alguém acabou de se mudar. Venha, vamos ver !NARRADOR: Bruno e Luís se aproximaram de uma janela que estava entreaberta, e olharam para o interior, ali viram a uma formosa mulher que cantarolava uma melodia enquanto cozinhava .BRUNO: Está vendo! É o que eu disse! É uma nova vizinha. FADA: Olá garotos ! Entrem, entrem.NARRADOR: Os meninos entraram na casa e viram que não parecia que estava tantos anos abandonada; tinha almofadas, cortinas e os móveis não tinham nem um cisco de pó.LUÍS: Tudo está tão lindo! Você deve ter tido muito trabalho para deixar tudo isto limpo !FADA: É verdade... Mas sentem e comam uma tortinha , venha são para vocês.
Meninos: Para nós? Mas, Como? Se você não sabia que a gente vinha. Ou sabia ?FADA: Como não ia saber se eu sei de tudo!
Meninos: Tudo ?FADA: Eu sou Tiana, a Fada do Outono.MENINOS: Uma fada! Nós nunca vimos uma.NARRADOR: Tiana trouxe um prato com muitas tortinhas de todas as cores, que pareciam cochichar.LUÍS: Ah, que bonitas! Podemos comer?FADA: Mas é claro! Para isso as fiz .NARRADOR: Os garotos se aproximaram do prato para comer uma tortinha quando escutaram uns murmúrios.TORTINHAS: A mim , a mim, comam a mim. Não eu, eu quero ser comida primeira. Shhhhh, calada, calada. NARRADOR: As tortinhas falavam !LUÍS: Mas, estas tortinhas falam ! São tortinhas de fada e são mágicas.BRUNO: Mágicas ? E o que fazem ?FADA:Ensinam a amar o outono. Recordas que eu sou uma fada do outono , eu sacudo as árvores com a minha varinha para que as folhas caiam, e vou pintando o bosque de cores douradas com um pincel mágico.NARRADOR: Bruno e Luís estavam entusiasmados, e olhavam tudo as suas voltas e encima de um armário viram três potes que pareciam ser de ouro.LUÍS: Que potes tão bonitos ! O que guardas aí?NARRADOR: Tiana baixou os potes con muito cuidado e colocou em cima da mesa.FADA: Neste primeiro guardo o vento do outono.MENINOS: Uauuuuu !FADA: No segundo guardo as primeiras chuvas do outono, e no terceiro guardo os raios do sol de outono. BRUNO: Que bonito é o outono !LUÍS: E para que os guardas aí ?FADA: Quando o verão está terminando , eu levanto as tampas dos três potes, e deixo sair o vento, a chuva e os raios de sol.BRUNO: Pois sim, o outono vai ser bonito.FADA: Todas estações são bonitas, só é preciso que se pare e dê uma olhada ao redor.NARRADOR: Bruno e Luís , compreenderam que o outono também era bonito. Correram para a casa , e quando chegou o outono aproveitaram o vento, os raios do sol...e até a chuva.
Passo à Passo: Caixas 2: Caixa Folha de Outono
Caixa Folha de Outono foi visto 40325 vezes
Medidas:
· Fundo: 70 cm de comp. X 2,5 cm de altura
Tampa: 71 cm de comp. X 6 cm de altura
1
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Pegue o papel microondulado aveludado na cor verde. Tire as rebarbas da folha e comece a recortar as tiras laterais para o fundo e para a tampa, seguindo as medidas. Utilize o comprimento da folha. Corte duas vezes a bolacha do fundo, uma com o sentido das ondulações na horizontal e outra na vertical.
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2
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Continuação.
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3
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Cole uma sobre a outra, pelo avesso e com cola branca. Apare as sobras que ficarem. Para fazer a tampa, você vai cortar uma vez a bolacha no sentido horizontal das ondulações do papel.
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4
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Corte duas vezes a parte superior da tampa na posição que indica no molde. Uma de frente para a outra com as ondulações do papel no sentido diagonal.
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5
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Para encontrar o sentido diagonal, coloque o molde sobre o papel onde estão as ondulações. Risque com uma caneta, corte o lado 1 e coloque essa parte já cortada sobre o papel, procurando encontrar as ondulações na parte central. Agora, coloque o molde 2, risque e recorte.
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6
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Cole-as sobre a tampa, avesso com avesso, utilizando cola branca.
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7
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Comece a colar as tiras laterais da tampa e do fundo, utilizando a cola quente. Não esqueça de passar cola branca na parte interna da tampa e do fundo. Siga toda a tira lateral, isso é feito para dar maior fixação à peça.
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8
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Contorne toda a tampa da caixa com um cordão verde, incluindo a emendas onde as linhas diagonais do papel se encontram.
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9
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Para finalizar, decore a caixa com laços e flores de seda.
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10
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Caixa Finalizada.
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colocar balas, bombons, pipocas entre outras guloseimas.
Teatro DIA DAS MÃES: EU QUERO A MINHA MÃE!
Esta história na verdade é um teatro que li na internet, em www.paralideres.org, traduzida, adaptada e desenhada por Pra Gabriela Pache de Fiúza. (Edição Pr Joel Fiúza) gostei pois, trabalha a diversidade familiar.
Fasde 1
Carol e sua mãe estavam discutindo. Carol tinha 12 anos e queria levar uma vida parecida com a das colegas da escola.
– Mas mãe! A senhora é muito exigente! Eu queria ser como as minhas colegas. Elas saem, vão ao shopping sozinhas, passeiam e voltam tarde! E eu já tenho 12 anos!
-Olha filhinha, você ainda é muito pequena, e se as suas amigas fazem essas coisas, fique sabendo que enquanto você for menor de idade e morar debaixo do meu teto, quem manda aqui, sou eu e o seu pai!
– Isso não é justo! Você só quer que eu faça o que você quer. E eu sou uma filha tão boazinha!
– Boazinha? A sua professora falou que você não esta nada bem em Matemática e Ciências. Quando lhe peco para lavar a louça você não obedece. Quando peço para você desligar a TV e dormir você fica resmungando quase uma hora. Você deve obedecer, não somente quando você quer, quando lhe é conveniente, porque isso não é obediência.
Carol pegou uma revista e se sentou muito contrariada; folheando-a disse para sua mãe:
- Ok, você esta certa, assim como você, eu não sou perfeita…
– Sabe de uma coisa Carol? É melhor ir trabalhar porque já estou atrasada, gostaria muito que você refletisse no que nós conversamos, você é uma filha de Deus que ama Jesus, e isso faz de você uma adolescente diferente, né?
Bem! filha, a louça precisa ser lavada e você tem que limpar o banheiro. E não abra a porta para estranhos, ok?
Fase 2
A mãe deu um beijo na filha e saiu para o trabalho. Carol ficou chateada, pegou a revista e sentou falando:
-Eu não vou fazer nada, pareço a domestica do lar! Como desejo ter outra mãe!!!! Não agüento mais esta vida!
De repente surgiu uma voz e disse: Desejo concedido!
Carol ficou apavorada, pulou da cadeira e perguntou com muito medo:
– Quem esta falando?
-Sou eu, a cumpridora de desejos de crianças. Quando vejo alguma criança aflita venho socorrê-la! Você não pode me ver, mas, eu posso cumprir os seus desejos.
-Não é possível! Devo estar ficando doente!
– Menina, deixe de perder tempo e faça o seu pedido. Você parecia tão desesperada que vim sem vacilar. Parece-me que ouvi algo sobre trocar de mãe?
– Sim, na verdade é isso mesmo, mas primeiro quero deixar algo bem claro: Eu não sou uma criança, já sou juvenil!
-Tudo bem! O que você quer?
-Hummmm!!! Bom. Sim! Eu quero trocar de mãe. Quero uma mãe legal, e moderna, que seja condescendente comigo. Quero que ela me deixe fazer tudo o que eu quero, que tenha muito dinheiro e me compre tudo o que eu gosto.
– Tudo bem, que aceite você fazer tudo que quiser e comprar o que você gosta. Desejo concedido!
fase 3
Nesse momento entrou uma mamãe muito moderna e bonita. Carol mal podia acreditar no que via, então decidiu testar a nova mãe!
– Mamãe…
– Menina, não me chame assim! Você não esta vendo que gastei muito dinheiro em cirurgias plásticas e lipos para me tornar mais jovem e não quero que as pessoas saibam que já tenho uma filha tão velha. Cruzes! Eu sou jovem demais pra ser mãe!
-Perdoa-me, é que eu queria pedir licença para sair com as minhas amigas; a gente vai ao shopping; e preciso de dinheiro para comprar roupas e…
-Deixa-me ver…, sim. Esta aqui. Toma, é um cartão de crédito, pode gastar o tanto que você quiser.
– Ah!! Queria terminar de contar sobre aquela menina da escola que sempre quer brigar comigo…
Tocou o celular da mãe…
– Menina eu já dei o que você queria…, não tenho tempo pra ouvi-la. Ligaram-me do salão e tenho que ir para não perder a hora. Bye!!
Carol ficou arrasada.
– Essa não é a mãe que eu queria! Senhora cumpridora de desejos!! Socorrooooo!! Não quero essa mãe!!
-Menina – disse a voz – não grite desse jeito! O que aconteceu? Não gostou da sua nova mãe?
– Você deu uma exagerada né? Pedi uma mãe complacente. Mas, essa aí, não estava nem ai pra mim! Só queria saber de salão, unhas, plásticas, cabelos… Socorro! Quando tentei falar de um problema, ela não deu a mínima para mim.
– Então o que você quer?
- Eu queria uma mãe que fosse boa, que me desse muito carinho e me escutasse.
– Você tem certeza disso?
-Certeza!
Desejo concedido!
Fase 4
Entrou a nova mãe, e com um abraço apertado a cumprimentou, e a encheu de beijos e de palavras agradáveis.
– Carol, filhinha do meu coração, pedaço da minha vida, quanta saudade senti de você! – e a abraçou – Como você está minha vida? Conte-me como foi o seu dia na escola! Não se esqueça de nenhum detalhe, eu sou todo ouvido! Fale minha linda!
Carol estava tentando se livrar dos amassos e apertos da nova mãe.
– Estou bem mamãe, eu queria sim, atenção, mas você esta me sufocando, estou ate sem ar!!
– Ooh! Perdoa-me, minha filha! – e pegando a revista começou a abanar a filha – O que você quer? Quer comer? Quer falar? Diga-me.
– Ah mamãe!! Deixe-me respirar!!!
_Você quer respirar? – começou a abanar de novo -
-Não mamãe! Não é isso. É que você está me esgotando com tantos apertos e perguntas.
-Você esta esgotada minha vida, minha flor? É melhor se deitar um pouquinho! Quer umas massagens nos pés? Venha, eu tiro o seu tênis!
– Não!! Você não entende mamãe? Sabe de uma coisa? Eu queria que você fosse ao supermercado comprar aquelas bolachas que eu gosto.
– Sim meu docinho de coco. Já to indo. Você me espera? Não vai ficar com saudades, né?
Com cara de impaciência Carol respondeu:
-Não mamãe. Dou conta de esperar você voltar, pode ir tranqüila.
Carol ficou enjoada por tantos apertos, e gritou com todas as suas forças:
-Senhora do desejo das crianças! Cadê você? É tão difícil me dar o que peço?
-Mas minha querida, você falou que queria uma mãe boa, que lhe desse muito carinho e que a escutasse; o que mais você pode querer? Você é o centro da sua vida!
– Sim. Isso deu para ver de longe! Ela quase me espremeu em seus braços! Eu acho que a mãe deve ser um pouquinho mais firme! Eu quero que seja carinhosa sim, mas, que tenha autoridade, que saiba por em ordem a casa, entendeu?
– Ok menina, mas, deve ficar bem claro que estou dando o que você pediu!
Desejo Concedido!
Fase 5
Entrou então uma mãe com cara de poucos amigos. Ela olhou para Carol de longe e já foi gritando…
– Fica de pé, mocinha! Você quer comer alguma coisa?
Carol respondeu cheia de medo… – Sim…
-Assim não se responde; você deve falar: senhora, sim senhora!
-senhora, sim senhora. Respondeu Carol.
– A partir de hoje o almoço será as 13:00 h; nem um minuto antes nem um minuto depois, não haverá saídas para a rua depois das 20:00 h; a menos que eu vá com você. A televisão só ficará ligada das 17 as 18:00 h; o dever de casa será feito todos os dias; e as 20:00 h você já estará dormindo. Ficou claro para você?
– Senhora, sim senhora…, mas, eu não poderia dormir um pouquinho mais tarde e assistir mais televisão, e…
-Ordens são feitas para serem obedecidas, e não haverá mudanças até um novo aviso. E agora, pode limpar esta bagunça. Eu vou fazer umas compras e quando voltar, quero esta casa impecável; porque senão custara caro para você! Entendeu?
– Senhora, sim senhora.
Quando Carol ficou sozinha, soltou um forte grito:
Senhora, desejo concedido! Você está de brincadeira comigo, né? Você é oito ou oitenta!
Fase 6
- Mas eu dei tudo o que você queria e ainda assim fica brava!? O único que eu queria era que você enxergasse a mamãe que você tem em casa! Vejamos…
Sua mãe faz coisas que você gosta?
-Sim ela faz comidas deliciosas.
– Ela a ouve quando você esta com problemas?
– Sim, ela sempre me ouve, não somente quando estou com problemas, mas também quando quero jogar papo fora.
– Ela disciplina você?
-Sim, mas eu não gosto, não.
– Ninguém gosta, mas essas disciplinas nos fazem crescer dentro de limites, e nos tornam pessoas doces e gente de bom caráter; e disciplina é demonstração de amor. Quem ama disciplina.
– é! Não tinha pensado nisso.
– Além disso, ela ama você, e ora por você todos os dias. Ela cria você nos princípios da Palavra de Deus. E talvez você não tenha sido uma filha obediente não acha?
– É! Você tem razão! E estou muito arrependida. Eu quero também ser uma serva de Deus como ela, eu quero a minha mãe!!! EU QUERO A MINHA MÃE!!! EU QUERO A MINHA MÃE!!! EU QUERO A MINHA MÃE!!!
Fase 7
-Filha acorda!! É só um pesadelo! Eu estou aqui. Parece que você adormeceu depois de ler essa revista.
-Minha mamãe! Perdoa-me! eu tenho sido uma filha desobediente e não tenho dado o valor que você merece. Eu a amo muito, você é a melhor mãe do mundo, não trocaria você por nenhuma outra!
-Trocar? Do que você esta falando?
-Nada não! Sabe mamãe: hoje tomei o compromisso de ser uma verdadeira cristã! Igualzinha a você!
– Mas que benção minha filha! É a melhor noticia que poderia ter recebido! Eu a amo muito.
-Ah e me perdoa, não limpei nada!
– Não tem problema minha filha; vamos primeiro comer uma pizza gostosa que eu trouxe e depois a gente divide o serviço. Ok?
– Mamãe, você é a melhor mãe do mundo!!!!!!!!!!!!!!
Idéia que pode ser aderida para apresentação do dia das mães!
Veja abaixo o passo a passo completo de como fazer uma linda cestinha artesanal feita com garrafa pet. É uma cestinha bem prática que pode ser usada para diversas finalidades, como por exemplo, cestinha para o dia das mães, cestinha para páscoa, cestinha para o dia das crianças,
porta-trecos, vaso de flores artificiais e de tecidos e etc. Além disso, como é um artesanato de reciclagem você ajuda o planeta reciclando garrafas pet não é mesmo?
Para fazer a cestinha de garrafa pet você irá precisar de:
· Uma garrafa pet de 2 litros sem rótulo, limpa e seca;
· Um pedaço de tecido de +/- 34cm x 6cm (comprimento x altura) para a borda da cestinha;
· Um pedaço de tecido +/- 33cm x 5,5cm (comprimento x altura) para a alça da cestinha;
· +/- 1,75cm de viés fino;
· Pistola e bastão de cola quente;
· Cola pano;
· Tesoura;
· Estilete;
· Régua;
· Duas flores de fuxico com pétalas arredondadas ou o enfeite que preferir.
Obs.: se você não tiver a cola de isopor e a cola pano pode utilizar só a cola quente.
Detalhe das flores de fuxico com pétalas arredondadas na alça da cestinha.
Passo a passo de como fazer a cestinha de garrafa pet:Primeiro pegue a garrafa pet de 2 litros sem o rótulo, limpa e seca e corte com o estilete na marca de baixo de onde coloca o rótulo, se necessário, acerte as rebarbas com a tesoura e reserve. Para fazer a alça da cesta pegue a parte onde coloca o rótulo (parte lisa) e separe-a da parte do gargalo da garrafa pet. Ao separar essa parte do rótulo você terá um retângulo com o plástico liso, estique o pedaço do plástico, apóie a régua encima e com o estilete marque uma linha reta de cima a baixo (no sentido maior), depois a partir da marcação feita anteriormente meça +/- 2,5cm, que será a largura da alça ou então faça da largura que preferir, e marque com o estilete da mesma forma do primeiro risco, agora é só cortar com a tesoura nas linhas marcadas e você terá uma tira de plástico, reserve. Pegue o pedaço de pano maior para a borda da cestinha de pet e cole o viés nas duas laterais maiores usando a cola pano, deixe as duas pontas menores sem colar o viés. Agora cole com a cola de isopor a tira de pano, já com o viés nas duas laterais, na borda da cestinha de modo que as duas partes que tem o viés fiquem do mesmo tamanho (uma parte para dentro e a outra para fora). Depois de colada a tira, cole com a cola pano o viés na parte do tecido que ficou na borda da cesta, ou seja, a tira vai ficar com viés nas duas laterais maiores e no meio, reserve a cesta. Pegue a tira de plástico, o pedaço de tecido para a alça e cole com a cola de isopor o tecido na tira de plástico com as laterais do tecido se encontrando na lateral da tira de plástico. Corte o tecido rente a tira e com a cola pano, cole o viés nas laterais maiores, deixando um espaço da espessura do viés nas laterais menores, colando posteriormente um pedaço de viés nesses respectivos espaços (fica um acabamento melhor). Depois de pronta a alça cole com cola quente nas laterais da cesta pelo lado de dentro e fixe a alça (você pode grampear a alça também, porém terá que esconder o grampo pelo lado de fora e de dentro da cesta), tenha o cuidado de colar uma das pontas da alça no lugar que ficou a emenda do tecido da cestinha e a outra no lado oposto. Agora pegue um pedaço de viés ou uma tira de pano do mesmo tecido que usou na cesta e cole ao redor da cesta abaixo da cintura da pet. Finalize a cesta colocando duas flores de fuxico com pétalas arredondadas nas laterais da cestinha de pet, escondendo assim a emenda do tecido da cesta, você pode usar o enfeite que você desejar e na quantidade desejada.
A Páscoa é um evento religioso, considerado pelas igrejas. Na Páscoa os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo depois da sua morte por crucificação
O termo “Páscoa” tem uma origem religiosa que vem do latim Pascae. Na Grécia Antiga, este termo também é encontrado como Paska. Porém sua origem mais remota é entre os hebreus, onde aparece o termo Pessach, cujo significado é passagem. E páscoa é muito importante para os cristãos pois celebra a ressurreição de Cristo.
A tradição do coelho da Páscoa foi trazida à América por imigrantes alemães em meados de 1700. O coelhinho visitava as crianças, escondendo os ovos coloridos que elas teriam de encontrar na manhã de Páscoa.
Uma lenda conta que uma mulher pobre coloriu alguns ovos e os escondeu em um ninho para dá-los a seus filhos como presente de Páscoa. Quando as crianças descobriram o ninho, um grande coelho passou correndo. Espalhou-se então a história de que o coelho é que trouxe os ovos.
No antigo Egito, o coelho simbolizava o nascimento e a nova vida. Alguns povos da Antigüidade o consideravam o símbolo da Lua. É possível que ele se tenha tornado símbolo pascal devido ao fato de a Lua determinar a data da Páscoa.
A tradição do coelho da Páscoa foi trazida à América por imigrantes alemães em meados de 1700. O coelhinho visitava as crianças, escondendo os ovos coloridos que elas teriam de encontrar na manhã de Páscoa.
Uma lenda conta que uma mulher pobre coloriu alguns ovos e os escondeu em um ninho para dá-los a seus filhos como presente de Páscoa. Quando as crianças descobriram o ninho, um grande coelho passou correndo. Espalhou-se então a história de que o coelho é que trouxe os ovos.
No antigo Egito, o coelho simbolizava o nascimento e a nova vida. Alguns povos da Antigüidade o consideravam o símbolo da Lua. É possível que ele se tenha tornado símbolo pascal devido ao fato de a Lua determinar a data da Páscoa.
Olhem só que lindo feito de caixa de leite é só usar a criatividade.
Essa é feito com garrafa pet e fuxico fácil de fazer.
Educandas olha só o que encontrei, um passo a passo de lembrancinha de Páscoa para vocês. Então vamos lá!
5 - Para finalizar colar o coelhinho e passar uma fita nos furos.
3 - Colar o miolo rosa da orelha, o nariz, a gravatinha, as perninhas e a folha da cenoura.
4 - Colocar uma fita banana no segundo círculo da cabeça, para dar volume e montar conforme figura abaixo.
8-Esporte e Lazer
Jogos Recreativos
Formação de Palavras
A turma é dividida em dois ou três grupos. O Educador escreve uma palavra chave na lousa, e através desta palavra chave, a equipe tem que conseguir o maior número de palavras possíveis. Ex: palavra chave “FUNDAMENTAL” – palavras possíveis: mental, menta, lata, etc. a equipe que conseguir o maior numero de palavras vence. Esta atividade pode ser feita com uma palavra para cada grupo ou a mesma palavra chave para ambas as equipes, sendo que a palavra pode ser escrita no quadro ou com alguns educandos segurando as letras. Após um tempo determinado, o educador confere com os alunos as palavras escritas e quem conseguiu o maior numero de palavras.
Mímica
Recortar vários papéis de cartolina com nomes de animais. Escolher um educando para começar a brincadeira. O primeiro educando deve pegar o papel, ler e sem emitir sons, deve imitar o animal escolhido. Quem acertar vai à frente, pega outro papel com outro nome de animal. O Educador pode também escolher um educando de cada vez.
Futebol de tampinhas
O futebol de tampinhas é jogado em uma mesa, sendo um educando de cada lado da parte mais cumprida da mesa. Para esse jogo é usado 7 tampinhas de garrafa pet, sendo 4 usadas para fazer a trave do gol (duas de cada lado) e outras três são usadas para o jogo. O jogo começa com um jogador definido por sorteio, esse educando deve colocar as três tampinhas conforme a foto e deve iniciar com a tampinha do meio passando-a pelo meio das outras duas tampinhas, Na segunda jogada ele deve movimentar outra tampinha que deve passar novamente pelo meio de outras duas e assim sucessivamente até fazer o gol. Se o jogador fizer o gol, deixar a tampinha cair da mesa, fazer com que a tampinha tocada toque outra ou ainda se a tampinha tocada não passar pelo meio das tampinhas, esse passa a vez para o outro educando.
Calçar e descalçar
Duas equipes perfiladas em uma das extremidades da quadra e do outro lado, a uns 20 metros é colocada uma cadeira com um tênis em cada pé da cadeira. Ao sinal do educador, o primeiro educando de cada fila, sai correndo “descalça” a cadeira e corre até sua equipe, bate na mão do próximo educando e este faz o mesmo percurso, desta vez deve “calçar” a cadeira. E assim sucessivamente, até que todos tenham realizado à atividade.
Educandos espalhados pela quadra e em duplas, um de frente para o outro com as mãos direitas segurando um ao outro e com a mão esquerda segurando o pé esquerdo sem deixar o pé tocar no chão. Ao comando do educador, os educandos devem medir força na tentativa de fazer com que o outro educador coloque o pé esquerdo no chão. Tudo isso é feito em um determinado tempo. E sempre que o educador apitar, os educandos podem ir trocando de parceiros. É importante que os educandos tenham o mesmo biótipo físico e sexo correspondente.
Educandos espalhados pela quadra e em duplas, um de frente para o outro com as mãos direitas segurando um ao outro e com a mão esquerda segurando o pé esquerdo sem deixar o pé tocar no chão. Ao comando do educador, os educandos devem medir força na tentativa de fazer com que o outro educador coloque o pé esquerdo no chão. Tudo isso é feito em um determinado tempo. E sempre que o educador apitar, os educandos podem ir trocando de parceiros. É importante que os educandos tenham o mesmo biótipo físico e sexo correspondente.
À MINHA DIREITA
Formação: Educandos sentados em círculo, uma cadeira vazia.
Desenvolvimento: O educando que tem à sua direita a cadeira vazia diz: "à minha direita tem uma cadeira vazia, e nela fulana (dizendo o nome de um colega) vai se sentar". Fulana, a colega designada, levanta-se do seu lugar e senta-se na cadeira indicada, deixando, assim, uma cadeira vazia à direita de outro colega. Este colega, por sua vez, repete: "à minha direita tem uma cadeira vazia, e nela beltrano (dizendo o nome de outro colega) vai se sentar". Assim a atividade prossegue, podendo haver repetição dos nomes, até que decline o interesse do grupo.
Comentários: além de exercitar o conhecimento de direita - esquerda em si, no outro e em relação aos objetos, desenvolvendo a lateralização, este jogo introduz alterações na disposição espacial dos componentes de um grupo, favorecendo novas relações, e otimiza a memorização dos nomes.
APONTE O QUE OUVIU
Material: quadro-negro ou papel pardo, giz ou pincel atômico
Formação: Os participantes deverão sentar-se em círculo.
Desenvolvimento: Obedecendo uma determinação do Educador, um deles aponta para uma parte de seu corpo, afirmando entretanto, ser outra. Por exemplo: Aponta para o nariz e afirma: "Este é meu umbigo" .O seguinte, imediatamente, deve colocar a mão sobre a parte de seu corpo que ouviu e não na que viu; no caso, colocar a mão no umbigo e afirmar, por exemplo, "Este é meu cabelo". Caberá ao seguinte colocar as mãos sobre seus cabelos e fazer uma afirmação, indicando outra parte do corpo, e assim sucessivamente. O educador, para estimular o acerto de todo o grupo, poderá estabelecer que a vitória será sua quando alguém errar e que o grupo será vencedor se todos acertarem. A tendência natural do participante, premido pela urgência de sua resposta, é apontar o que viu e não o que ouviu, atrapalhando-se na hora de apresentar sua indicação. O participante que errar, deve dirigir-se ao quadro-negro e desenhar uma parte do corpo humano. O seguinte a cometer erro deverá continuar o desenho, acrescentando mais uma parte (como o jogo da forca).
Observações: O jogo tem como objetivos :
• desenvolver na criança a atenção para "o ouvir"
• conhecer as partes do corpo, nomeando-as
• levar a criança a reconhecer no outro, as partes do corpo, identificando-as no seu próprio corpo.
• desenvolver na criança a atenção para "o ouvir"
• conhecer as partes do corpo, nomeando-as
• levar a criança a reconhecer no outro, as partes do corpo, identificando-as no seu próprio corpo.
9-Meio Ambiente
ROJETO MEIO AMBIENTE
1- Apresentação
A Educação Ambiental nunca teve uma política bem definida aqui no Brasil, embora a mesma seja caracterizada por incorporar as dimensões socioeconômicas, política, cultural e histórica do país.
2- Público Alvo
Este projeto é destinado à criança e adolescente cabe ao educador fazer as alterações necessárias para a sua faixa etária.
3- Duração
Este tem projeto tem a duração de 1O dias, constando de 1O fases de desenvolvimento.
4- Objetivos
- Conscientizar os educandos sobre a importância do meio ambiente e como o homem está inserido neste meio;
- Estimular para que perceba a importância do homem na transformação do meio em que vive e o que as interferências negativas têm causado à natureza;
- Desenvolver e estimular no educando a criatividade;
- Estimular a leitura e a escrita;
- Desenvolver noções e conhecimentos lógicos matemáticos como: (quantidades, adição, subtração);
- Desenvolver a oralidade, a socialização;
- Proporcionar o contato e o uso dos recursos tecnológicos como aliados ao processo de aprendizado e também ao processo de preservação do meio ambiente.
5- Metodologia
A metodologia utilizada para a realização deste projeto se valerá de pesquisas em sites, passeio ao entorno, música, vídeo educativo, história infantil, jogos, software educativo, reciclagem, etc...
6- Estratégias
1o FASE;
- Histórias infantis que trate da questão do meio ambiente;
- Conversa dirigida a respeito da história: interpretações, opiniões, o que eles entendem por meio ambiente; a situação atual deste meio;
- Pedir para que os educandos recontem a história utilizando à escrita e ou desenho;
- Explanação dos seus trabalhos.
2o FASE;
- Exposição de fotos de demonstrem a degradação do meio ambiente;
- A partir das fotos, pedir para os educandos elaborar e escrever frases, pequenos textos ou desenhos que descrevam as fotos, construindo um mural;
- Visita ao site: www.uol.com.br/ecokids/ que trata da questão da preservação do meio ambiente. Está visita ao site será uma atividade de leitura e exploração do site.
3o FASE;
- Apresentação de um vídeo educativo infantil, que trate da questão do lixo, da preservação do meio ambiente trazendo a importância da reciclagem;
- Comentários sobre os vídeos;
- Criar juntamente com as crianças uma lista de objetos que podem ser reciclados;
4o FASE;
Reciclando e Brincando com a Matemática.
- Confecção de um boliche com garrafas de “pet”;
- Cada educando deverá levar uma garrafa de “pet” (garrafa plástica de refrigerante) para a confecção do boliche;
- Cada um irá pintar sua garrafa com cores diferenciadas, pois cada cor corresponderá a um número;
- Construir junto como eles o quadro que servirá de legenda para identificação da cor com seu respectivo número;
- Inicia o jogo;
- Neste jogo pode ser trabalhada adição, subtração, quantidade.
5o FASE;
Passeio ao entorno:
- Proporcionar a turma um passeio (pelo bairro, ruas próximas ao núcleo), onde eles serão orientados a observar as formas de degradações que estão presentes naquele meio ambiente ou em suas proximidades;
- Após o retorno pedir para que eles criem um desenho ou um pequeno texto, a partir do passeio, para ilustrar a situação de degradação ao meio ambiente que mais lhe chamou atenção. (obs: nesta atividade o educador pode também listar com eles as degradações encontradas e depois dividir em pequenos grupos trazendo soluções para o problema que esta sendo trabalhado.).
6O FASE;
· Socialização das construções e das pesquisas;
· Agora eles irão construir um pequeno texto com ilustrações para apresentar as soluções que foram pesquisadas para o problema que esta sendo trabalhado;
· Propor aos educandos a confecção de um livro, feita por eles, onde irão apresentar através de textos ou desenhos os problemas que agridem o meio ambiente e as possíveis soluções para esses problemas; ( obs: os livros poderão ser feitos em pequenos grupos, após o termino fazer uma troca de experiências);
7o FASE;
Trabalhando com Música.
- Apresentar a eles o texto da música de Chico César (Xote da Poluição) e falar um pouco o autor;
- Fazer uma leitura coletiva do texto musical;
- Ouvir e cantar a música;
- Interpretação da música (conversas dirigidas pelo educador).
8o FASE;
Reciclando Papel
- No primeiro momento o educador irá propor a turma um trabalho de arte no qual será utilizado papel reciclado;
- O educador apresenta alguns materiais que foram construídos com papel reciclado e explica para os educandos como se dá o processo de reciclagem de papel;
- Com os materiais, já previamente prontos, o educador com os educandos inicia o processo de reciclagem de papel.
9o FASE;
- Depois de seco, papel reciclado, será usado para pinturas e desenhos;
10ª FASE;
- Está fase será dedicada a Feira Ambiental, onde os educandos irão expor os seus trabalhos.
MEIO AMBIENTE
Vamos pensar um pouco?
Deus nos deu a vida e tudo o que precisamos para cuidar dela.
Será que nós, criaturas amadas de Deus, temos o direito de destruir a vida?
Um dos mandamentos da lei de Deus diz: NÃO MATAR!
Quando poluímos, incendiamos, desperdiçamos, estamos matando a cada dia um pouquinho mais de nós e dos outros. Isto também é pecado!
E o que cada um de nós podemos fazer para ajudar a preservar a vida?
O que você pode fazer no seu quarto, na sua casa, na sua escola, na sua igreja para cuidar um pouquinho mais da vida?
Pôr o lixo na lixeira certa, juntar o lixo que o outro jogou no lugar errado, reciclar, fechar torneiras que ficaram abertas, plantar uma árvore ou uma flor, não estragar os canteiros, cuidar do seu corpo e da sua saúde, não brincar com materiais perigosos, não jogar comida fora, são atitudes simples mas que ajudam muito.
Crianças conscientes serão adultos mais felizes.
Adultos que dão bons exemplos deixarão uma herança valiosíssima.
Amar a Deus , ao próximo e a si mesmo também é cuidar do meio ambiente
para que todos tenham vida e a tenham em abundância.
Pense nisso (mas não fique só pensando, entre em ação) !
Vamos pensar um pouco?
Deus nos deu a vida e tudo o que precisamos para cuidar dela.
Será que nós, criaturas amadas de Deus, temos o direito de destruir a vida?
Um dos mandamentos da lei de Deus diz: NÃO MATAR!
Quando poluímos, incendiamos, desperdiçamos, estamos matando a cada dia um pouquinho mais de nós e dos outros. Isto também é pecado!
E o que cada um de nós podemos fazer para ajudar a preservar a vida?
O que você pode fazer no seu quarto, na sua casa, na sua escola, na sua igreja para cuidar um pouquinho mais da vida?
Pôr o lixo na lixeira certa, juntar o lixo que o outro jogou no lugar errado, reciclar, fechar torneiras que ficaram abertas, plantar uma árvore ou uma flor, não estragar os canteiros, cuidar do seu corpo e da sua saúde, não brincar com materiais perigosos, não jogar comida fora, são atitudes simples mas que ajudam muito.
Crianças conscientes serão adultos mais felizes.
Adultos que dão bons exemplos deixarão uma herança valiosíssima.
Amar a Deus , ao próximo e a si mesmo também é cuidar do meio ambiente
para que todos tenham vida e a tenham em abundância.
Pense nisso (mas não fique só pensando, entre em ação) !
DINÂMICA “AQUECIMENTO GLOBAL”.
Como realizar a dinâmica:
1º) Prepare uma caixinha surpresa com os seguintes materiais dentro:
- 01 fita crepe
- pedaços de barbante cortados + ou- uns 8o cm (01 para cada participante)
- 01 texto para reflexão
2º-) Mostre sua caixa para o grupo envolvido... Faça um suspense... Deixe um ar de curiosidade e interesse pela dinâmica..
3º-) Chame voluntariamente para perto de você um grupinho de5 a 7 pessoas. Os que sobrarem estarão participando na OBSERVAÇÂO das reações e atitudes dos que estarão na frente.
4º-) Abra sua caixa surpresa e tire de lá os pedaços de barbantes ( faça uma festa, fique empolgado e continue deixando todos curiosos. Faça perguntas do tipo: Pra que será esse monte de barbante? Alguém tem alguma idéia? Deixe mais uma vez um suspense no ar...
5º-) Abra novamente sua caixa surpresa e tire de dentro dela a fita crepe. Marque o chão onde o grupo irá pisar com a ponta do pé na linha feita de fita crepe. (Obs: é com a pontinha do pé e não na ponta do pé feito bailarina, ok?). e , + ou -3 metros a frente deles, faça a mesma marcação.
6º-) Dê as seguintes instruções:
1º) Prepare uma caixinha surpresa com os seguintes materiais dentro:
- 01 fita crepe
- pedaços de barbante cortados + ou- uns 8o cm (01 para cada participante)
- 01 texto para reflexão
2º-) Mostre sua caixa para o grupo envolvido... Faça um suspense... Deixe um ar de curiosidade e interesse pela dinâmica..
3º-) Chame voluntariamente para perto de você um grupinho de
4º-) Abra sua caixa surpresa e tire de lá os pedaços de barbantes ( faça uma festa, fique empolgado e continue deixando todos curiosos. Faça perguntas do tipo: Pra que será esse monte de barbante? Alguém tem alguma idéia? Deixe mais uma vez um suspense no ar...
5º-) Abra novamente sua caixa surpresa e tire de dentro dela a fita crepe. Marque o chão onde o grupo irá pisar com a ponta do pé na linha feita de fita crepe. (Obs: é com a pontinha do pé e não na ponta do pé feito bailarina, ok?). e , + ou -
6º-) Dê as seguintes instruções:
- Todos irão pisar na linha(mostre o lugar que você marcou com a fita crepe)
- Agora, todos irão amarrar o barbante na calcanhar da perna esquerda(entregue os barbantes. Um barbante para cada participante)
- Agora vocês irão amarrar o barbante no calcanhar esquerdo do colega do seu lado
- ATENÇÂO!!! (foque esse atenção) TODOS JUNTOS, nada mais e nada menos do que JUNTOS irão chegar até a linha que está na frente de vocês.
- Lembrem-se que a ponta pé estará na linha feita de fita crepe, onde todos irão partir.
7º-) Avise que no três eles poderão se mexer para alcançarem o objetivo. Conte: 1,2e3. VALENDO....
8-) Neste instante, cada um irá se movimentar de uma forma e todos cogitarão que o grupo irá acompanhá-lo. Sua única intervenção será: Fale bem alto e seja taxativo pedindo para que todos voltem. Isso irá acontecer até que um e outro comessem a comunicar com o colega que está ao lado. enquanto todos não saírem juntos , mande voltar. Seja chato mesmo... Faz parte da dinâmica
9-) Aos poucos TODOS irão falar a mesma linguagem... o que impunha no início, passa a ouvir aquele que tentou, tentou falar e não conseguia... Deixe fluir de acordo com a circunstancia...
10-) Não abra mão de unidade dos pés, dos passos e dos movimentos. Tudo tem que está em comunhão, todo os corpo, todos os movimentos. se todos saírem com o pé direito, todos deverão dra o segundo passo com o esquerdo... Se isso não acontecer, não desiste de mandar a grupo voltar. isso faz parte da dinâmica.
11-) Chegado o momento da conquista, onde todos conseguem chegar em unidade,
12-) Enalteça agora, a necessidade que temos de trabalhar em equipe.
é preciso saber ouvir.
é preciso saber se impor
é preciso mudar sua vontade
é preciso abrir mão de algo
é preciso respeitar o semelhante e etc...
13-0 relacione essas competências com o que podemos fazer JUNTOS para termos um Mundo melhor? Abra um debate. Anote no quadro ou peça alguém para anotar as idéias que surgirão de acordo com o a necessidade local da comunidade. Leve cada um a refletir sobre o seu papel na sociedade. Enfatize que toda mudança começa primeiro em mim. o "EU" precisa mudar. Faça perguntas alusivas ao aquecimento global tipo: Por que a cidade está tão poluída? por que temos enchentes nas cidades grandes? Por que o clima está mudando? Leve o grupo a refletir sobre sua ação. Conscientes que uma ação bem feita pode mudar positivamente uma geração e que uma ação mal feita também pode mudar uma geração.
10-Política e Cidadania
Aqui iremos tratar de um momento importante para nossas Crianças e Adolescentes que é a questão do Conselho Tutelar.
A iniciativa da Lei de Criação do(s) Conselho(s) Tutelar (es) é do Poder Executivo local, uma vez que ela cria despesas para o Município. Isto não significa, contudo, que o Executivo atuará solitariamente. A elaboração da Lei, bem como a criação e o funcionamento do(s) Conselho(s) Tutelar (es) pressupõe ampla participação da comunidade local: associações de moradores, entidades assistenciais, lideranças políticas, religiosas e empresariais, pais, educadores, movimentos comunitários e todos aqueles dispostos a contribuir para a proteção integral das crianças e adolescentes do município.
A Lei Municipal disciplinará e o Executivo Municipal deverá garantir ao(s) Conselho(s) Tutelar(es) as condições para o seu correto funcionamento: instalações físicas, equipamentos, apoio administrativo, transporte e outros suportes que devem ser definidos de acordo com as demandas e possibilidades de cada Município. A remuneração dos conselheiros tutelares – uma vez definida na Lei Municipal e com recursos previstos na Lei Orçamentária Municipal – deverá ser proporcional à complexidade e extensão do trabalho a ser executado e também proporcional à escala de vencimentos do funcionalismo público municipal.
Criação do Conselho Tutelar:
A criação do(s) Conselho(s) Tutelar(es) será por meio de Lei Municipal, que deverá também disciplinar o processo de escolha dos conselheiros tutelares pela comunidade local.
Art. 132 - “Em cada Município haverá, no mínimo, um Conselho Tutelar composto de cinco membros, escolhidos pela comunidade local para mandato de três anos, permitidos uma recondução”
De acordo com a extensão do Município e a complexidade de suas demandas de atendimento à criança e ao adolescente, será definido e disciplinado na Lei Municipal o número de Conselhos Tutelares adequado à sua realidade.
No mínimo, um Conselho Tutelar é obrigatório para todos os municípios. A existência de mais Conselhos Tutelares deve ser debatida e decidida à luz das reais necessidades e possibilidades municipais.
De acordo com a extensão do Município e a complexidade de suas demandas de atendimento à criança e ao adolescente, será definido e disciplinado na Lei Municipal o número de Conselhos Tutelares adequado à sua realidade.
No mínimo, um Conselho Tutelar é obrigatório para todos os municípios. A existência de mais Conselhos Tutelares deve ser debatida e decidida à luz das reais necessidades e possibilidades municipais.
Quais as funções legais do Conselho Tutelar?
Para cumprir com eficácia sua missão social, o Conselho Tutelar, por meio dos conselheiros tutelares, deve executar com zelo as atribuições que lhe foram confiadas pelo (ECA) Estatuto da Criança e do Adolescente, o que, na prática, resulta na faculdade de aplicar medidas em relação:
Ás crianças e adolescentes;
Aos pais ou responsáveis;
Ás entidades de atendimento;
Ao Poder Executivo;
Á autoridade judiciária;
Ao Ministério Público;
Ás suas próprias decisões.
O conselheiro tutelar deve:
- Zelar pelo cumprimento de direitos;
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- Garantir absoluta prioridade na efetivação de direitos;
- Orientar a construção da política municipal de atendimento.
O que são medidas de proteção?
São providencias administrativas, em nome da Constituição e do Estatuto, para acabar com a ameaça e a violação de direitos da criança e do adolescente. Respeitado o principio de presunção de inocência de todo acusado e respeitados os cidadãos em sua dignidade e em todos os seus direitos, o Conselho tem poderes para aplicar sete tipos de medidas: encaminhamento aos pais ou responsável, mediante o termo de responsabilidade; orientação, apoio e acompanhamentos temporários; matriculas e freqüências obrigatórias em estabelecimento oficial de ensino fundamental, inclusão em programas comunitários ou oficiais de auxilio a família; a criança e o adolescente; requisição de tratamento médico, psicológico ou psiquiátrico, em regime hospitalar ou ambutorial; inclusão em programa oficial ou comunitário de auxilio, orientação e tratamento de alcoolistas e toxicômanos; e abrigo em entidade. Quem aplica medida de abrigo é o Conselho Tutelar (artigo136 e 101, VII do ECA) mais garantida a presunção de inocência e a ampla defesa dos acusados, quem transfere a guarda do pai da mãe ou do responsável para o dirigente do programa de abrigo é o juiz (artigos 33, 155, 148, parágrafo único,alínea B do ECA).
ELEIÇÕES DO CONSELHO TUTELAR!
A maior eleição distrital do Brasil vai acontecer neste primeiro semestre de 2011. Serão 37 Conselhos Tutelares eleitos pelo voto direto e secreto dos moradores de cada comunidade local abrangida pelo respectivo Conselho Tutelar..
Contudo, para alcançarmos os objetivos propostos é necessária a participação de todos nas assembléias que estão sendo organizadas pelos fórum sobre as eleições de conselheiros.
Quer saber mais visite o portaldoconselhotutelar.com.Br
Ou participe do..
CURSO DE FORMAÇÃO DE CONSELHEIRO TUTELAR
PARA AS ELEIÇÕES 2011 - Município de São Paulo
DATA E LOCAL DO CURSO:
Dia 26 de março de 2011 (sábado)
Das 08h às 17 horas
Local: UNIFAI – Rua Afonso Celso, 871 (MetrÃ? Santa Cruz)
Objetivo:
capacitar candidatos aos conselhos tutelares, do município de São Paulo e outros profissionais e/ou universitários, apresentando as noções básicas e fundamentais sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, a fim de melhor compreender o papel e responsabilidade do conselheiro tutelar.
Inscrições: procedimento (VAGAS LIMITADAS)
1º.) enviar um e-mail para ispcidadania@superig.Com.br com os dados como nome, endereço, telefone, e-mail.
2º.) aguardar o envio de uma mensagem confirmando sua inscrição;
3º.) após a confirmação da inscrição efetuar a contribuição de R$ 30,00 em deposito no Banco do Brasil, Agência 0300-X conta corrente 51.809-3
4º.) enviar comprovante de depósito (com nome) por e-mail ou fax em até 03 dias (caso contrário a vaga será cancelada)
Contribuição/investimento pessoal: R$ 30,00 (trinta reais)
Informações - Tel.: (011) 2577 5948 (tarde)
PROGRAMAÇÃO
08h00 – Recepção
08h30 – Doutrina da Proteção Integral à Criança e ao Adolescente
09h30 – Estatuto da Criança e do Adolescente
10h45 – Conselho Tutelar e a função do conselheiro tutelar
12h00 – Sistema de Garantia de Direitos e as Políticas Públicas
13h00 – Almoço
14h00 – Medidas de Proteção
15h00 – Medidas Sócio educativas
16h00 – Processo Eleitoral das eleições para os conselhos tutelares do município de São Paulo
17h00 - Encerramento
Os cursistas receberão o ECA, os materiais das palestras e o certificado (carga horária: 10 horas) de participação do curso.
Organização: CLASP - Conselho de Leigos da Arquidiocese de São Paulo - http://www.claspnet.org.br/
e Instituto São Paulo de Cidadania e Política - http://www.cidadaniaepolitica.org.br/
e Instituto São Paulo de Cidadania e Política - http://www.cidadaniaepolitica.org.br/
Apoio:
Centro Universitário Assunção – UNIFAI - http://www.unifai.edu.br/
Fórum Regional de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente Vila Mariana
CEPESS – Centro de Estudo, Pesquisa e Estágio em Serviço Social.
Instituto Jubileu Sul Brasil - http://www.jubileubrasil.org.br/
Conselhos de Leigos Belém, Ipiranga e Santana
Grupos de Articulação de Leigos Brasilândia, Lapa e Sé.
11-Quer mais!
Filmes:
Sinopse: Tainá (Eunice Baía), uma indiazinha de 8 anos, vive na Amazônia com seu velho e sábio avô Tigê, que lhe ensina as lendas e histórias de seu povo.
www.interfilmes.com/filme_14550_taina...
14 out. 2009 ... Filme 'Onde vivem os monstros' ganha bênção do autor do livro. Dirigido por Spike Jonze, longa estreia nos EUA na próxima sexta (16). ...
g1.globo.com/Noticias/Cinema/0,,MUL13...
O Filme Xuxinha e Guto contra os Monstros do Espaço Com um arrojado e inovador projeto ... Os atores Lúcio Mauro Filho, Paulo Goulart e Milton Gonçalves e o ...
Xuxa.globo.com/xuxinha/o_filme/o_film...
9 ago. 2010 ... Sugestões de Filmes · Vídeos online ... Filme: Wall-E. Após entulhar a Terra de lixo e poluir a ... Nicolas Sarkozy - Presidente F.. ...
www.atividadeseducativas.com.br/index..
Musicas: Encantos da Natureza- Daniel e seu pai José Camilo;
Planeta água- Guilherme Arantes
12-AGRADECIMENTOS
●Todos os CECs que enviaram informações
●A comissão do G. T. Kit Pedagógico
●Gapp-Bompar pelas orientações
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